Pular para o conteúdo principal

Roland adota novo padrão de tomadas do INMETRO

Em 2010 entra em vigor no país um novo padrão de plugues e tomadas. Essa medida visa, basicamente, garantir maior segurança aos usuários, pois os novos modelos evitam choques elétricos. Além disso, objetiva remover do mercado grande quantidade desses componentes - diferentes e, por vezes, incompatíveis entre si.

O novo padrão - elaborado a partir da norma IEC 60906 e batizado por seu código de normativa ABNT NBR14136 - é sustentado por lei e está sendo aplicado gradativamente desde 2006. Os fabricantes nacionais de produtos eletroeletrônicos foram os primeiros a se adaptar. Em janeiro de 2010, uma nova fase dessa mudança se inicia, com a necessidade de importadores de qualquer tipo de produto eletrônico compatibilizarem seus produtos.

O novo padrão é obrigatório e foi estabelecido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pelo CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A normativa estipula o uso de plugues e tomadas para cargas de 10 e 20 ampères (atualmente, todos os produtos da divisão musical da Roland Brasil trabalham com plugues no padrão de 10 ampères). Usuários de produtos que não exigem aterramento não terão maiores problemas, pois o plugue novo, de dois pinos e 10 ampères, serve tanto nas tomadas novas quanto nas antigas. Já os usuários de produtos profissionais, com gabinete metálico e que necessitam de aterramento, vão notar uma diferença grande no plugue de três pinos, todos redondos (diferente do padrão americano, que tem dois chatos e um redondo), que não entra nas tomadas convencionais utilizadas até agora.

Durante o período de adaptação, que vai até outubro de 2011, o usuário ainda irá encontrar nas lojas produtos com os dois padrões de plugues (o antigo e o novo). A presente legislação garante esta comercialização. Os importadores, no entanto, são obrigados a importar todos os seus produtos no novo padrão a partir de 1º de janeiro de 2010 e têm prazo até outubro desse mesmo ano para ajustá-los em seus estoques antes de enviar para as revendas.

A alteração para o novo sistema será gradativa e, certamente, afetará a todos de alguma forma. Alguns usuários terão também que substituir as tomadas em suas residências e locais de trabalho, respeitando a NBR14136. O uso de adaptadores e qualquer modificação nos plugues não são recomendados e podem acarretar sérios acidentes. Sendo assim, a Roland Brasil não apenas cumprirá a determinação como acredita que o novo sistema tem a garantia de segurança dos usuários como ponto positivo mais relevante.

A Roland Corporation, em suas fábricas espalhadas pelo mundo, está modificando sua linha de produção para que os produtos feitos para o Brasil sejam embarcados com cabos e plugues no novo padrão. A Roland Brasil, com isso, passa a ser um dos primeiros importadores do segmento a respeitar a nova regra de ponta a ponta, desde a linha de montagem até o consumidor final.

Para mais informações, acesse os links:
http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/duvidas.asp
http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/
http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/datas.asp
http://www.inmetro.gov.br/legislacao/resc/pdf/RESC000229.pdf


Fonte: rolandbrasil.com.br

http://roland.com.br/news/show/254

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Lançamento: Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"

Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"   Far  From Everything, um projeto iniciado em 2019 pelo músico e produtor Edmilson Bezerra, em São Paulo (SP), lançou recentemente o EP  "The Howl of the Winds" - um disco de Black Metal com cinco faixas produzido pelo próprio Edmilson (responsável pelas composições, guitarras, baixo, teclado e letras) com a colaboração de Ed Carlos (responsável pelo vocal) . As faixas do EP "The Howl of the Winds" são as seguintes: Under the immortal winds Beyond my existence Full moon night On the other side of the soul The spirits of the vast forests   O EP está disponível tanto em formato digital, inseridos nas maiores plataformas, como também em formato físico, em CDR-PRO Digipack. Você pode conferir o EP "The Howl of the Wind" completo clicando aqui ou no player abaixo.   Contato: instagram.com/_projeto_far_from_everything   Edmilson Bezerra            ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...