Confira neste artigo da Izzo como configurar, organizar e tirar melhor proveito dos pedais de efeito e distorção para guitarra!
Músicos que usam pedais geralmente enfrentam problemas após adquirir um exemplar, seja ao ligar ou na regulagem dos efeitos. A grande maioria dos músicos compram efeitos sob influência de alguém ou de algum som, e a primeira coisa que querem ouvir é aquele timbre maravilhoso que os levou a comprar determinado pedal.
Para evitar uma provável decepção colocamos algumas dicas importantes para ajudar todo instrumentista à tirar o melhor de seus efeitos desde o primeiro contato:
- Leia sempre o manual antes de ligar o seu pedal de efeito.
- Não coloque pedais que não serão usados em sua corrente de sinal.
- Pedais em excesso podem prejudicar o sinal de seu instrumento. Pode-se sanar este problema colocando alguns pedais no send/return de seu amplificador.
- Pedais de wah-wah geralmente são conectados antes dos pedais de distorção, porém conectá-los após as distorções pode também produzir boa sonoridade. O efeito do wah-wah varia de acordo com sua posição na cadeia de sinal.
- O compressor sempre deve ser ligado antes dos pedais de distorção. Outros efeitos como Chorus, flanger, Tremolo, Vibrato, Delay e Reverb, podem ser colocados após às distorções ou no loop do amplificador (send/return).
- Pedais Auto wah e fuzz de oitava funcionam melhor antes das distorções.
- Os equalizadores e booster podem ser usados no início da cadeia de sinal, após as distorções ou no final da cadeia de sinal, porém ele influenciará de maneira diferente o som da guitarra (ou baixo) dependendo de sua posição.
- Proteja seus pedais de inimigos naturais como poeira, umidade e maresia.
- Para limpeza utilize apenas uma flanela ou pano limpo e seco. Para limpeza dos Jack de entrada e saída do pedal, pode-se usar um cotonete embebido com WD40.
- Se você não for usar seu pedal por um longo período de tempo retire a bateria para evitar vazamentos e guarde-o na caixa.
- Utilize apenas baterias de qualidade e com carga nova, baterias velhas com carga baixa vão prejudicar o timbre de seu instrumento e os bons resultados dos pedais.
- Verifique a voltagem local antes de ligar a fonte na tomada.
- Verifique se a fonte a ser usada com pedal segue as especificações exigidas pelo fabricante do efeito. Procure utilizar adaptadores originais.
- Utilize cabos de qualidade entre seus pedais, cabos curtos fazem o menor caminho entre sua guitarra e o amplificador e como resultado produz um melhor som.
Fonte: izzomusical.com.br
http://www.izzomusical.com.br/dica/como-aproveitar-melhor-um-pedal-em-seu-setup
Comentários