Pular para o conteúdo principal

Saiba Mais Sobre: configuração de pedais de guitarra

Confira neste artigo da Izzo como configurar, organizar e tirar melhor proveito dos pedais de efeito e distorção para guitarra!

Músicos que usam pedais geralmente enfrentam problemas após adquirir um exemplar, seja ao ligar ou na regulagem dos efeitos. A grande maioria dos músicos compram efeitos sob influência de alguém ou de algum som, e a primeira coisa que querem ouvir é aquele timbre maravilhoso que os levou a comprar determinado pedal.

Para evitar uma provável decepção colocamos algumas dicas importantes para ajudar todo instrumentista à tirar o melhor de seus efeitos desde o primeiro contato:

- Leia sempre o manual antes de ligar o seu pedal de efeito.

- Não coloque pedais que não serão usados em sua corrente de sinal.

- Pedais em excesso podem prejudicar o sinal de seu instrumento. Pode-se sanar este problema colocando alguns pedais no send/return de seu amplificador.

- Pedais de wah-wah geralmente são conectados antes dos pedais de distorção, porém conectá-los após as distorções pode também produzir boa sonoridade. O efeito do wah-wah varia de acordo com sua posição na cadeia de sinal.

- O compressor sempre deve ser ligado antes dos pedais de distorção. Outros efeitos como Chorus, flanger, Tremolo, Vibrato, Delay e Reverb, podem ser colocados após às distorções ou no loop do amplificador (send/return).

- Pedais Auto wah e fuzz de oitava funcionam melhor antes das distorções.

- Os equalizadores e booster podem ser usados no início da cadeia de sinal, após as distorções ou no final da cadeia de sinal, porém ele influenciará de maneira diferente o som da guitarra (ou baixo) dependendo de sua posição.

- Proteja seus pedais de inimigos naturais como poeira, umidade e maresia.

- Para limpeza utilize apenas uma flanela ou pano limpo e seco. Para limpeza dos Jack de entrada e saída do pedal, pode-se usar um cotonete embebido com WD40.

- Se você não for usar seu pedal por um longo período de tempo retire a bateria para evitar vazamentos e guarde-o na caixa.

- Utilize apenas baterias de qualidade e com carga nova, baterias velhas com carga baixa vão prejudicar o timbre de seu instrumento e os bons resultados dos pedais.

- Verifique a voltagem local antes de ligar a fonte na tomada.

- Verifique se a fonte a ser usada com pedal segue as especificações exigidas pelo fabricante do efeito. Procure utilizar adaptadores originais.

- Utilize cabos de qualidade entre seus pedais, cabos curtos fazem o menor caminho entre sua guitarra e o amplificador e como resultado produz um melhor som.



Fonte: izzomusical.com.br

http://www.izzomusical.com.br/dica/como-aproveitar-melhor-um-pedal-em-seu-setup

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...