Pular para o conteúdo principal

Saiba Mais Sobre: Afinação de Tambores


Confira nesta edição do Saiba Mais Sobre algumas dicas do baterista Fabiano Manhas sobre a afinação de tambores em geral!


por Fabiano Manhas

10 Passos para se ter uma boa afinação e aumentar a durabilidade de parafusos, aros, peles

1- Primeiramente devemos tirar todos os parafusos de afinação e verificar se não possuem nenhum ponto de ferrugem, se houver ponto de ferrugem você poderá minimizar o problema aplicando qualquer tipo de anti-corrosivo spray, isso mesmo, desses que você compra em lojas de parafusos. 2- Escolha a pele que você irá usar, de preferência sempre pele de Uma camada embaixo e a da sua preferência em cima (duplo filme , porosa com duplo filme , mono filme mais grossa etc..).

3- Coloque a pele no aro e o mesmo por cima do tambor e todos os parafusos nos furos do aro e em seguida nas suas respectivas canoas, aperte por igual, mas somente com os dedos, não aperte com a chave de afinação ainda, repita o mesmo procedimento com a pele de resposta.

4- Você apertará os parafusos com a chave de afinação sempre em cruz (siga a seta da foto), e sempre dará o mesmo giro nos pulso, é claro que você deverá ter sensibilidade para saber compensar quando o aperto for maior que o outro.

5- Não deixe nenhuma ondulação na pele, isso acusará uma descompensação nos apertos , e com o tempo seu aro apresentará deformidades, de preferência use aros de 2.3 milímetros de espessura, são mais resistentes. Obs.: a maioria das baterias vem com aros 1.6 milímetros de espessura , estes empenam com mais facilidade.

6- Se você quiser um tambor com menos ressonância você estica mais a pele de resposta, isso fará que diminuir aqueles harmônicos e a sonoridade ficará mais rápida.

7- Se você quiser um tambor com mais profundidade e ressonância não estique demais as peles de resposta deixe o suficiente para que não haja distorção no som do tambor (rugas na pele, pele solta demais faz com que o tambor ganhe um delay e muita vibração).

8- Nos dois modelos acima você não conseguirá distinguir visualmente , a não ser as rugas , então esteja num ambiente silencioso e preste atenção na sonoridade do tambor.

9- Quando você for afinar a pele de cima os apertos deverão ser homogêneos dai começa a busca pessoal pelo seu som. É quando você descobrirá enumeras sonoridades, e também verá a diferença de peles ruins, médias e excelentes.

10- Para afinar essas são as regras técnicas, mas não musicais, você deve fuçar bastante, desmonte e monte, confira as variações apresentadas aqui, com certeza fazendo os procedimentos acima seu instrumento e sua pele terão uma vida útil muito maior.

Dica: Use peles Aquarian Response 2 clear ou porosa em cima e se gosta de um som com menos harmônico use Aquarian Performance 2 em cima tambem, para resposta use Classic clear ou black , ou Hi frequency clear ou black.


Fonte: izzomusical.com.br

http://www.izzomusical.com.br/dica/afinacao-de-tambores



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Lançamento: Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"

Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"   Far  From Everything, um projeto iniciado em 2019 pelo músico e produtor Edmilson Bezerra, em São Paulo (SP), lançou recentemente o EP  "The Howl of the Winds" - um disco de Black Metal com cinco faixas produzido pelo próprio Edmilson (responsável pelas composições, guitarras, baixo, teclado e letras) com a colaboração de Ed Carlos (responsável pelo vocal) . As faixas do EP "The Howl of the Winds" são as seguintes: Under the immortal winds Beyond my existence Full moon night On the other side of the soul The spirits of the vast forests   O EP está disponível tanto em formato digital, inseridos nas maiores plataformas, como também em formato físico, em CDR-PRO Digipack. Você pode conferir o EP "The Howl of the Wind" completo clicando aqui ou no player abaixo.   Contato: instagram.com/_projeto_far_from_everything   Edmilson Bezerra            ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...