2016

2016 - O ano do Thrash Metal


Apesar de 2016 ter sido um ano ruim em vários aspectos para várias pessoas, o fato é que para o Heavy Metal - especificamente para o Thrash Metal - esse ano trouxe muito material bom. Confira abaixo alguns dos excelentes trabalhos lançados por bandas de Thrash Metal ao redor do mundo.

por Mario Megatallica

A coincidência de lançamentos de bandas tão importantes para o Thrash Metal que aconteceu em 2016 só tem paralelo com o mítico ano de 1986, quando a cena americana de Heavy Metal foi presenteada com lançamentos do porte de Raining Blood (Slayer), Peace Sells... But Who´s Buying? (Megadeth) e Master of Puppets (Metallica), só para citar alguns....

Voltar a falar de uma coincidência desse tipo, trinta anos depois do que ocorreu em 1986, é algo que pode ser descrito quase como mágica. Não só pela repetição do fenômeno em si, mas principalmente devido à qualidade do material apresentado por estas bandas - e isso é sinal de que o movimento Thrash Metal se solidificou suficientemente para enfrentar qualquer tipo de crise e modismo que a indústria musical possa apresentar. Os pioneiros desse estilo não só conseguiram permanecer ativos com suas bandas como também continuam inspirando novos garotos a formarem suas próprias bandas e levar o legado dos titãs do Thrash Metal adiante no tempo.

Vamos lembrar então o que 2016 revelou para os amantes de Thrash Metal.

Hardwired... To Self Destruct do Metallica


Após oito anos de espera, o Metallica finalmente lançou um novo álbum de músicas inéditas - Hardwired... To Self Destruct. O tão aguardado álbum prova que a banda permanece criativa e empolgante.





por Mário Megatallica

A espera de oito anos

Oito anos se passaram desde o lançamento de Death Magnetic, o último álbum de músicas inéditas do Metallica. E durante esse tempo eles se mantiveram bastante ocupados: gravaram shows em DVD no México, na França, no Canadá, lançaram um EP com "sobras" das sessões de gravação de Death Magnetic, comemoraram 30 anos de existência com shows exclusivos para os fãs do Metallica Club e lançaram um álbum (altamente questionável) em parceria com o músico Lou Reed. Por volta de 2012 começaram as especulações sobre a gravação de um novo álbum - e isso fazia sentido pois já se passavam quatro anos desde o lançamento de Death Magnetic; porém, o que aconteceu foi o lançamento de uma nova música chamada "Lords of Summer". E quando todo mundo achava que a banda finalmente estava concentrada no HQ para gravar um novo álbum, os caras do Metallica simplesmente anunciaram a produção de um filme! Sim, um filme chamado "Through The Never". Então tivemos que esperar mais algum tempo até a banda confirmar que se juntaria para gravar um novo álbum de músicas inéditas - o  que de fato começou a acontecer somente no fim de 2015...

Microsoft prepara o lançamento do Groove Music Maker


A Microsoft surpreendeu o mundo da tecnologia num evento recente da empresa onde apresentou novidades que prometem revolucionar o fluxo de trabalho em estúdios, anunciando o lançamento do primeiro computador desktop da marca Microsoft e também o possível surgimento de um software de produção.

A gigante dos softwares surpreendeu o mundo no seu evento de apresentação de novos produtos. Entre várias novidades, a mais impactante com certeza foi o anúncio do lançamento do primeiro computador desktop da marca Microsoft, o Surface Studio.

Next Step To Nowhere, o novo EP de Mario Megatallica


O músico e produtor Mario Megatallica lançou um novo Ep e um novo videoclipe e deixou claro o Rock  pesado alternativo tem espaço no seu repertório!

Next Step To Nowhere, o novo Ep de Mario Megatallica, possui cinco faixas e evidencia as raízes e influências deste compositor brasileiro. Nele é possível ouvir riffs com estilos semelhantes a bandas grunge como Nirvana e Pearl Jam, e também algo mais pesado como Godsmack, Disturbed e Metallica. A agressividade, no entanto, perdeu espaço para o groove - o álbum está repleto de ritmos que exploram contratempos e pausas, perfeitos para quem curte acompanhar as músicas com pulos e balançando a cabeça. Outra característica marcante são os riffs melódicos, que foram muito bem trabalhados através de duetos de guitarra e permitem o ouvinte cantar determinados trechos das músicas.

Sobre o racionamento de internet no Brasil


Parece que as empresas brasileiras de internet estão fortemente empenhadas a mudar o panorama do uso da rede fixa-residencial. E você sabe quais são as consequências dessa mudança para você? Confira uma amostra do que (de pior) vem por aí.

por Mario Megatallica 



Assim como eu, quem está na internet há mais de 15 anos sabe o quanto era cansativo e estressante conseguir música no início da era digital. Ou você pedia a um amigo (forçando a amizade, é claro) que ele fizesse uma cópia de um CD pra vc, ou vc comprava um CD pirata (geralmente eram CD-Rs sem capa que os leitores de CDs da época mal conseguiam ler) ou então tentava fazer o download das músicas via internet (com conexão discada) através do Napster, Kazaa, E-mule, etc. Resumindo: era um verdadeiro teste de paciência. Surgiu o Youtube em 2004 e tudo mudou: ele apresentou ao mundo o famoso "streaming" - e daí em diante esse se tornou o padrão para audição musical. Com certeza foi uma revolução!

Bandas independentes e o futuro incerto do streaming e das redes sociais


Neste texto eu faço uma pequena avaliação da situação atual dos serviços de streaming de música e da divulgação de música em redes sociais. Será que ainda vale a pena investir nesses meios?


por Mário Megatallica


O FUTURO INCERTO DO STREAMING

Desde que eu reativei meu pequeno estúdio musical doméstico há quatro anos, me acostumei a ter que fazer tudo sozinho. Compor músicas, convidar amigos para colaborar no arranjo, gravar, mixar, finalizar o material, gravar vídeos, postar tudo na internet no maior número possível de lugares, ativar a venda em lojas virtuais, avisar às pessoas sobre os lançamentos, postar diariamente sobre as minhas novidades, etc... Enfim, não é uma rotina fácil. Isso tudo demanda muito tempo, dinheiro e dedicação.