Pular para o conteúdo principal

Microsoft prepara o lançamento do Groove Music Maker

A Microsoft surpreendeu o mundo da tecnologia num evento recente da empresa onde apresentou novidades que prometem revolucionar o fluxo de trabalho em estúdios, anunciando o lançamento do primeiro computador desktop da marca Microsoft e também o possível surgimento de um software de produção.

A gigante dos softwares surpreendeu o mundo no seu evento de apresentação de novos produtos. Entre várias novidades, a mais impactante com certeza foi o anúncio do lançamento do primeiro computador desktop da marca Microsoft, o Surface Studio.


Depois de assistir ao vídeo de apresentação do produto, você (assim como a maioria das pessoas) provavelmente terá a sensação de que está vendo surgir, mais uma vez, um daqueles produtos que a história registrará como "divisor de águas" no mundo da tecnologia. Essa é a descrição do produto de acordo com a própria Microsoft:

"O Surface Studio é uma nova categoria de dispositivo projetada para como as pessoas naturalmente criam e dão vida às suas ideias. A tela PixelSense™ de 28 polegadas mergulha o usuário em 13,5 milhões de pixels de cores puras e reais, e a base dobrável Gravidade Zero permite que a tela seja ajustada facilmente a cada etapa do processo criativo. Quando a tela muda do modo Desktop para o modo Studio, ela abaixa em um ângulo de 20 graus, o mesmo ângulo de uma mesa de desenho padrão, tornando-o ideal para projetar, escrever e desenhar.

Os processadores Intel® Core™ de 6ª Geração, acelerados por uma discreta Unidade de Processamento Gráfico (GPU, na sigla em inglês) NVIDIA® GeForce®, proporcionam desempenho gráfico suave e envolvente e o poder de executar programas profissionais, tais como o software NX™ da Siemens,² levando as pessoas através do seu fluxo de trabalho de ponta a ponta. Agora, arquitetos podem esboçar suas ideias com o Surface Pen, colocá-las em produção usando um poderoso software de modelagem 3D, e rever e marcar planos com um cliente, tudo em um único dispositivo." (fonte: microsoft.com)




Groove Music Maker

Se por um lado a Microsoft desenvolveu uma ótima ferramenta para quem trabalha com imagens, por outro surpreendeu também por ter revelado (mesmo que de forma discreta e ainda não oficial) um produto para os amantes de música. Esta ferramenta se chama Groove Music Maker.

O Groove Music é um serviço de música da Microsoft que consiste em um tocador de música que organiza e executa os arquivos dos seus usuários a partir de um aparelho ou do serviço de hospedagem em nuvem One Drive; além de ler os arquivos que o usuário já possui, ele também disponibiliza um serviço de streaming de música (semelhante ao Spotify), onde o usuário paga uma mensalidade para ouvir e baixar músicas.

O que a Microsoft fez foi criar um software multitrack para que os usuários possam gravar, editar e mixar suas próprias músicas, agregando ao Groove Music algumas ferramentas básicas de produção musical. Na única imagem divulgada pela empresa, é possível perceber funções como gravar, executar, inserir efeitos (delay, chorus, flanger e reverb) e tempo da música (bpm).

Interface gráfica do Microsoft Groove Music Maker

A empresa ainda não deu detalhes sobre como será a versão final do Groove Music Maker e por enquanto não é possível saber se o software terá mais funções além das que foram divulgadas.

De qualquer forma, é bom ficar de olho pois, aparentemente, a Microsoft pode estar criando para seus clientes e fãs mais um concorrente ao Garage Band, software de produção musical bastante popular da Apple que é integrado ao MacOS.

Ainda é muito cedo para afirmar que a Microsoft vai entrar na disputa pelo mercado de produção musical profissional, assim como fez a Apple com o excelente Logic Pro. Quem acompanha a Microsoft sabe que a alma da empresa continua sendo o sistema operacional Windows, assim como outros softwares voltados ao mundo corporativo; porém, com tantas novidades vindo por aí, pode ser que o mundo do áudio seja surpreendido com a entrada da gigante dos softwares nesse mercado. Vale a pena acompanhar as próximas cenas dessa série!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...