Pular para o conteúdo principal

Modelos marcantes de guitarras

por Mário Megatallica

Sou fã de guitarras. Desde a adolescência fico maravilhado com os diversos modelos que vejo por aí - e fiz este artigo para dividir com você um pouco da minha admiração por guitarras. Juntei algumas fotos de um pequeno álbum que formei e decidi colocar aqui os modelos que, aparentemente, são os mais comuns que encontramos nas mãos dos guitarristas mais famosos do Rock. O legal dessa galeria é constatar que alguns modelos foram retrato de uma época, enquanto outros parecem ser eternos, à prova do teste do tempo devido à sua indiscutível qualidade e importância histórica. Vejamos então o que separei para expor na minha galeria pessoal!


1 - GUITARRA FENDER STRATOCASTER
Esta guitarra praticamente ditou os conceitos primordiais de timbre adotados a partir de sua criação. Com três captadores e ponte flutuante para uso de alavanca, tornou-se um modelo lendário após ser adotada por guitarristas como Jimi Hendrix, David Gilmour e Yngwie Malmsteen.



2 - GUITARRA FENDER TELECASTER
Esta variação da Strato com apenas dois captadores e sem alavanca se tornou um modelo marcante, principalmente em território britânico.



3 - GUITARRA GIBSON LES PAUL
O modelo de Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, não foi aceito pela Gibson Guitars na primeira oferta. Mas anos depois este erro foi desfeito pelos donos da empresa, que lançaram a Gibson Les Paul, podendo assistí-la se tornar sinônimo de guitarra com o passar do tempo.



4 - GUITARRA WOLFGANG EVH
Quando Eddie Van Halen estourou mundialmente no fim da década de 70 com a sua técnica até então inovadora dos "tappings", ele acabou revelando involuntariamente mais um modelo marcante de guitarra, no caso, a sua Wolfgang EVH. Pelo foto abaixo podemos ver porquê.



5 - GUITARRA SEMI-ACÚSTICA (hollow body)
As semi-acústicas foram bastante adotadas  por guitarristas de  blues e rockabilly por sua sonoridade mais aveludada, suave. Eram quase como violões eletroacústicos. B.B. King se tornou um dos maiores guitarristas da história com um modelos destes.



Na segunda parte deste artigo veremos guitarras mais estilizadas, que marcaram época por sua estética peculiar. Até lá!


Comentários

Anônimo disse…
Linus Pauling??? O Linus foi um químico chato que todos odeiam no 2º grau! Quem criou o modelo Les Paul foi um cara chamado Les Paul mesmo. Lendário guitarrista de jazz, morreu em 2009.
r. disse…
a guitarra que o Jimi usou é a mais marcante, DE FATO!

mas de qualquer jeito, o post está ótimo cara, valeu pela iniciativa.

o tema desse blog é ótimo. Voltarei mais vezes.
Errata: o nome correto de Les Paul é Lester William Polfus. Erro corrigido. ;)
André Araise disse…
O Sr. Les Paul fabricou com suas próprias mãos dez guitarras. Na fábrica da Gibson nos EUA tem o nome dos donos de cada uma das dez guitarras. Uma delas é de Hebert Viana (Paralamas)que também tem outras 50 guitarras. Achou que era do Slash né? hehehe, mas não, o Slash só tem uma Les Paul que comprou quando assinou o contrado com o Guns...

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...