por Mário Megatallica
Sou fã de guitarras. Desde a adolescência fico maravilhado com os diversos modelos que vejo por aí - e fiz este artigo para dividir com você um pouco da minha admiração por guitarras. Juntei algumas fotos de um pequeno álbum que formei e decidi colocar aqui os modelos que, aparentemente, são os mais comuns que encontramos nas mãos dos guitarristas mais famosos do Rock. O legal dessa galeria é constatar que alguns modelos foram retrato de uma época, enquanto outros parecem ser eternos, à prova do teste do tempo devido à sua indiscutível qualidade e importância histórica. Vejamos então o que separei para expor na minha galeria pessoal!
1 - GUITARRA FENDER STRATOCASTER
Esta guitarra praticamente ditou os conceitos primordiais de timbre adotados a partir de sua criação. Com três captadores e ponte flutuante para uso de alavanca, tornou-se um modelo lendário após ser adotada por guitarristas como Jimi Hendrix, David Gilmour e Yngwie Malmsteen.
2 - GUITARRA FENDER TELECASTER
Esta variação da Strato com apenas dois captadores e sem alavanca se tornou um modelo marcante, principalmente em território britânico.
3 - GUITARRA GIBSON LES PAUL
O modelo de Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, não foi aceito pela Gibson Guitars na primeira oferta. Mas anos depois este erro foi desfeito pelos donos da empresa, que lançaram a Gibson Les Paul, podendo assistí-la se tornar sinônimo de guitarra com o passar do tempo.
4 - GUITARRA WOLFGANG EVH
Quando Eddie Van Halen estourou mundialmente no fim da década de 70 com a sua técnica até então inovadora dos "tappings", ele acabou revelando involuntariamente mais um modelo marcante de guitarra, no caso, a sua Wolfgang EVH. Pelo foto abaixo podemos ver porquê.
5 - GUITARRA SEMI-ACÚSTICA (hollow body)
As semi-acústicas foram bastante adotadas por guitarristas de blues e rockabilly por sua sonoridade mais aveludada, suave. Eram quase como violões eletroacústicos. B.B. King se tornou um dos maiores guitarristas da história com um modelos destes.
Na segunda parte deste artigo veremos guitarras mais estilizadas, que marcaram época por sua estética peculiar. Até lá!
Comentários
mas de qualquer jeito, o post está ótimo cara, valeu pela iniciativa.
o tema desse blog é ótimo. Voltarei mais vezes.