Pular para o conteúdo principal

Novo membro da linha Clavinova


Para o mês de julho, a Yamaha apresenta o novo membro da linha de Pianos Digitais mais avançados, a Clavinova CVP-409GP. O seu design foi concebido com base em um piano acústico de concerto real, porém em tamanho reduzido (mini-grand). O fino acabamento em polished ebony recria a elegância do piano de concerto e as suas teclas brancas com superfície em marfim sintético proporcionam “feeling” ímpar ao músico.

Para reproduzir a profundidade sonora e a rica textura harmônica, a Yamaha incorporou uma tábua harmônica real na CVP-409GP. Quando tocado com a tampa aberta, é possível sentir a reverberação natural do piano.

O timbre de piano da CVP-409GP foi amostrado de um piano acústico de concerto real, respeitando todas as alterações dinâmicas naturais. A Yamaha teve um cuidado especial em reproduzir as complexas nuanças sonoras, que incluem a sonoridade dos abafadores das cordas (key off), a riqueza sonora quando o pedal de “sustain” é pressionado e até mesmo o fenômeno de vibração das cordas de outras notas quando o martelo de uma tecla tange suas cordas (Ressonância Simpática).

O teclado NW (Natural Wood) utiliza madeira nas teclas brancas e teclas pretas com superfície porosa, para que o músico tenha a sensação mais próxima possível de tocar em um piano acústico. Isso inclui o balanço de peso entre a tecla e o martelo, e a diferença gradual de peso entre as teclas das regiões grave, média e aguda. Com estes recursos o pianista pode utilizar técnicas possíveis apenas em pianos acústicos (como a repetição rápida de uma mesma tecla) e ampliar as suas possibilidades sonoras. A superfície em marfim sintético das teclas brancas proporciona maior conforto durante a performance.

Pensando nisso a Yamaha desenvolveu a tecnologia IAFC (Instrumental Ambience Field Control). O IAFC é uma solução eficiente que utiliza microfones internos e alto-falantes, fazendo ajustes acústicos ao som para recriar a complexidade sonora de um piano tradicional. O IAFC capta o som do ambiente em que a CVP-409GP se encontra e envia este som para os alto-falantes reproduzindo assim a complexa textura sonora do piano acústico real.

A Clavinova CVP-409GP é perfeita para apresentações ao vivo, sessões de estúdio e ensaios, pois permite a gravação da performance do músico em formato de áudio em um dispositivo USB (pen drive, HD USB). O músico pode gravar tudo o que toca e ainda pode conectar um microfone ou uma guitarra à clavinova e gravar o sinal de áudio. Na gravação podem ser usados tanto os estilos de acompanhamento automático quanto os arranjos feitos no seqüenciador de 16 pistas da clavinova. Depois de gravar o áudio, é possível transferir o arquivo para um computador e compartilhar, além de gravar seu próprio CD de áudio.


Fonte: europe.yamaha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...