Pular para o conteúdo principal

Saiba Mais Sobre: relação entre áudio e eletricidade

A relação entre áudio e eletricidade pode ser descrita como uma relação de amor e ódio. Amor porque, obviamente, nenhum equipamento de áudio funciona sem algum tipo de carga elétrica; ódio porque a corrente elétrica, quando não utilizada de maneira correta, pode causar vários inconvenientes e, em alguns casos mais graves, até acidentes. Saiba mais sobre esta relação através deste artigo do técnico em Eletrônica Cristian Schiehl.

Áudio e Eletricidade

por Cristian Schiehl*

Pode ser o melhor sistema de som do mundo, mas sem uma fonte e energia confiável tudo pode ir por água abaixo, fato este que  muitas vezes não ser tratado com sua devida importância.

É de costume encontrar  “profissionais de audio” que acham equivocadamente que uma tomada forneça a eles tudo o que necessitam da forma mais pura e eficiente.

Se conhecessem a real situação de sua rede elétrica com certeza dariam tanto valor a ela quanto ao próprio sistema de áudio, o qual muitas vezes acaba sendo o único  “culpado” pela falta de qualidade ou mal funcionamento.

 Trabalho com áudio nada mais é do que a captação,  tratamento e aplicação de um sinal elétrico, sendo assim, da mesma forma que um escultor escolhe e prepara cuidadosamente o material para sua obra, o profissional de áudio deve escolher e tratar cuidadosamente sua rede elétrica, a qual será sua matéria prima para a confecção de sua arte.

Nossa rede elétrica esta sejeita á uma a série de interferencias e disturbios, que podem ser gerados por diversos fatores que vão desde descargas atmosféricas até variações pelo uso de equipamentos com cargas não lineares.

Este último fator vem se tornando cada vez preocupante  com o crescente aumento de uso, dentre os principais vilões destacam-se os motores, máquinas de solda, controladores de carga entre outros.

Tais equipamentos não possuem um consumo estavel, ou seja, possuem carga não linear, gerando assim um disturbio ao longo do ciclo elétrico, mais conhecido como harmônicas.

Este distúrbio elétrico gera uma deficiência na qualidade da rede, causando aquecimento na fiação e diminuindo a eficiência energética, além de ruídos em equipamentos de áudio.

Tecnicamente, uma harmônica é a componente de uma onda periódica cuja freqüência é um múltiplo inteiro da freqüência fundamental (no caso da energia elétrica, de 60 Hz). A melhor maneira de explicar isto é com a ilustração ao lado. Na primeira figura (acima), vemos duas curvas: uma onda senoidal normal, representando uma corrente de energia "limpa", e outra onda menor, representando uma harmônica.  Na segunda figura (abaixo), vemos a soma das duas ondas: uma onda com harmônica.
Harmônicas é um dos fatores que se tem de levar em conta na hora de projetar um sistema elétrico, mas não é o único, somente um profissional qualificado saberá os métodos corretos á serem aplicados para solução do problema.

Preste atenção em sua tomada.... grande parte dos seus problemas podem vir dela!



*Cristian Schiehl é técnico em Eletrônica e responsável pelo departamento de Assistência Técnica da rede Fujisom.


Fonte: reativaenergia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...