O Rio de Janeiro é a cidade do Samba, mas vai voltar a ganhar o título de capital do rock. O prefeito Eduardo Paes confirmou: o Rock in Rio, que nasceu em 1985, volta a ser realizado aqui, no final de 2011. "Vi a experiência do Rock in Rio em Madri e Lisboa, onde fizeram parques especialmente para o evento. Como a gente não teria condições de construir um local exclusivo para o festival aqui, a ideia é erguer um parque que será usado pelos Atletas nas Olimpíadas. Já fica como legado dos Jogos", explica Eduardo Paes.
O parque vai ser construído em uma área localizada entre o Riocentro e o Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e deve ter capacidade para receber de 100 a 150 mil pessoas.
"Começamos a desapropriar esse espaço no início do ano. No Rio, falta um lugar assim, com infraestrutura para grandes eventos e acesso tranquilo. É por isso que às vezes acontecem aqueles tumultos na Praia de Botafogo. O lugar será destinado para sediar acontecimentos do gênero", afirma o prefeito. Ele não quer que a experiência da Cidade do Rock ¿ que ficou abandonada após abrigar três edições da festa ¿ se repita.
O idealizador do Rock in Rio, o empresário Roberto Medina, nunca escondeu seu desejo de trazer o festival de volta à cidade. Mas sempre destacou que faltava um espaço adequado. Entre as atrações que deseja trazer estão Shakira e Radiohead. Medina também pensa em nomes voltados ao público infantil, como Hannah Montana e sonha ainda com a extravagante Lady Gaga. Ele defende um evento eclético, que dê espaço a diferentes gêneros musicais. Ivete Sangalo também pode participar da festa.
O Rock in Rio já teve três edições realizadas na cidade: 1985, 1991 e 2001. No evento de estreia, que durou dez dias, chegou a reunir quase 1,5 milhão de pessoas no espaço conhecido como Cidade do Rock, que abrigou também a terceira e última edição do evento brasileiro. No segundo ano, ele aconteceu no Maracanã. O festival ganhou tanta visibilidade que se tornou internacional, com quatro edições em Lisboa, Portugal, e três em Madri, na Espanha. As últimas delas foram realizadas nesses países recentemente, em maio e junho passados.
Comentários