Pular para o conteúdo principal

Rock In Rio deve acontecer no RJ em 2011

O Rio de Janeiro é a cidade do Samba, mas vai voltar a ganhar o título de capital do rock. O prefeito Eduardo Paes confirmou: o Rock in Rio, que nasceu em 1985, volta a ser realizado aqui, no final de 2011. "Vi a experiência do Rock in Rio em Madri e Lisboa, onde fizeram parques especialmente para o evento. Como a gente não teria condições de construir um local exclusivo para o festival aqui, a ideia é erguer um parque que será usado pelos Atletas nas Olimpíadas. Já fica como legado dos Jogos", explica Eduardo Paes.

O parque vai ser construído em uma área localizada entre o Riocentro e o Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e deve ter capacidade para receber de 100 a 150 mil pessoas.

"Começamos a desapropriar esse espaço no início do ano. No Rio, falta um lugar assim, com infraestrutura para grandes eventos e acesso tranquilo. É por isso que às vezes acontecem aqueles tumultos na Praia de Botafogo. O lugar será destinado para sediar acontecimentos do gênero", afirma o prefeito. Ele não quer que a experiência da Cidade do Rock ¿ que ficou abandonada após abrigar três edições da festa ¿ se repita.

O idealizador do Rock in Rio, o empresário Roberto Medina, nunca escondeu seu desejo de trazer o festival de volta à cidade. Mas sempre destacou que faltava um espaço adequado. Entre as atrações que deseja trazer estão Shakira e Radiohead. Medina também pensa em nomes voltados ao público infantil, como Hannah Montana e sonha ainda com a extravagante Lady Gaga. Ele defende um evento eclético, que dê espaço a diferentes gêneros musicais. Ivete Sangalo também pode participar da festa.

O Rock in Rio já teve três edições realizadas na cidade: 1985, 1991 e 2001. No evento de estreia, que durou dez dias, chegou a reunir quase 1,5 milhão de pessoas no espaço conhecido como Cidade do Rock, que abrigou também a terceira e última edição do evento brasileiro. No segundo ano, ele aconteceu no Maracanã. O festival ganhou tanta visibilidade que se tornou internacional, com quatro edições em Lisboa, Portugal, e três em Madri, na Espanha. As últimas delas foram realizadas nesses países recentemente, em maio e junho passados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...