Deputado propõe a criação do Dia do Heavy Metal em Goiás

O projeto do deputado Henrique Arantes (PTB-GO) foi aprovado previamente na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás e agora segue para duas votações em plenário.


Se for aprovado, o projeto criará o Dia do Heavy Metal em Goiás - que será comemorado em 08 de Junho, seguindo o calendário sugerido pela Prefeitura de São Paulo, que por sua vez instituiu o dia 08 de Junho como o Dia Municipal do Heavy Metal em homenagem ao músico André Matos, que era vocalista das bandas Angra e Shaman e faleceu naquele dia devido a um infarto (saiba mais clicando aqui).

O deputado Henrique Arantes apresentou o projeto em 28/06/19 e este foi relatado e distribuído pelo deputado Lucas Calil (PSD-GO); na sequência, o projeto foi votado e aprovado na CCJ no dia 12/09/19 para apreciação em plenário. Agora o projeto segue para duas votações e caso seja aprovado e sancionado, o Estado de Goiás passará a ter oficialmente o Dia do Heavy Metal. 




Apesar de ser conhecido há muito tempo como "terra do sertanejo", o Estado de Goiás, principalmente a cidade de Goiânia, possui uma cena musical muito diversificada, com bandas e artistas-solo de vários estilos que atuam de forma independente na chamada cena underground (circuito musical que não é contemplado pela "grande mídia"). Nesse contexto, as bandas de rock e heavy metal sempre estiveram presentes nas principais casas de show e festivais da cidade, com algumas delas inclusive atingindo reconhecimento dentro e fora do Estado. No caso específico do heavy metal, há casos de bandas que abriram shows de bandas estrangeiras, bandas que participaram de grandes festivais como SWU e até músicos que seguiram carreira fora do país. O próprio autor do projeto, deputado Henrique Arantes, é apreciador e frequentador da cena de underground de rock e heavy metal de Goiânia e conhece bem a realidade e a importância que essas bandas têm. E toda essa tradição está prestes a ser contemplada com o Dia do Heavy Metal - que toda a comunidade do heavy metal goiano espera que seja aprovado.

Acompanhe a tramitação do projeto do Dia do Heavy Metal em Goiás clicando aqui.



Nenhum comentário: