A morte de Eddie Van Halen

O dia 06 de Outubro de 2020 será lembrado para sempre como o dia em que o mundo perdeu um dos maiores músicos da história do Rock pesado. É com muita tristeza que foi confirmada a morte do guitarrista Eddie Van Halen, aos 65 anos de idade.



O holandês Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen, perdeu a guerra que travava há dez anos contra um câncer na garganta. A morte da lenda da guitarra foi confirmada pelo filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, via internet.



Eddie Van Halen foi o fundador da banda Van Halen no final dos anos 1970 e tornou-se uma lenda da guitarra após difundir, através dos álbuns da banda, uma técnica inovadora de solo de guitarra conhecida como "tapping" (digitação no braço da guitarra com ambas as mãos). Além de guitarrista virtuose, Eddie Van Halen também se destacou como compositor, criando várias músicas de sucesso com o Van Halen, além de contribuir para o aperfeiçoamento na fabricação de guitarras e amplificadores de guitarra. Eddie ganhou modelos exclusivos de guitarra (Frankestein EVH e Wolfgang EVH) e de amplificador (o EVH 5150) - ambos se tornaram equipamentos obrigatórios para amantes e profissionais de áudio, assim como para bandas de Rock pesado. Visite o site da EVH Gear para conhecer os modelos de guitarras inspirados em Eddie Van Halen.


A morte de Eddie Van Halen foi lamentada por centenas de músicos vanguardistas do Rock pesado. Todos prestaram homenagem a Eddie Van Halen, ressaltando a contribuição dele para o mundo da música e exaltando sua habilidade técnica como guitarrista, comparando-o, em importância, ao também inovador e lendário Jimmi Hendrix. Eddie Van Halen já era considerado uma lenda viva da guitarra e a sua morte levou-o definitivamente ao status de lenda imortal e atemporal do Rock pesado. Alguns dos músicos que reconheceram a importância de Eddie para o Rock e para a indústria musical foram Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Angus Young, Metallica, Steve Vai, John Petrucci, Joe Bonamassa, Jason Becker, Pantera, Motorhead, Sepultura, além de ex-companheiros de Van Halen, como os vocalistas David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone.

Eddie Van Halen, também chamado de "o Mozart moderno", influenciou várias gerações de bandas e guitarristas e sua contribuição para o mundo do Rock será eterna. Descanse em paz, Eddie.