Pular para o conteúdo principal

A morte de Eddie Van Halen

O dia 06 de Outubro de 2020 será lembrado para sempre como o dia em que o mundo perdeu um dos maiores músicos da história do Rock pesado. É com muita tristeza que foi confirmada a morte do guitarrista Eddie Van Halen, aos 65 anos de idade.



O holandês Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen, perdeu a guerra que travava há dez anos contra um câncer na garganta. A morte da lenda da guitarra foi confirmada pelo filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, via internet.



Eddie Van Halen foi o fundador da banda Van Halen no final dos anos 1970 e tornou-se uma lenda da guitarra após difundir, através dos álbuns da banda, uma técnica inovadora de solo de guitarra conhecida como "tapping" (digitação no braço da guitarra com ambas as mãos). Além de guitarrista virtuose, Eddie Van Halen também se destacou como compositor, criando várias músicas de sucesso com o Van Halen, além de contribuir para o aperfeiçoamento na fabricação de guitarras e amplificadores de guitarra. Eddie ganhou modelos exclusivos de guitarra (Frankestein EVH e Wolfgang EVH) e de amplificador (o EVH 5150) - ambos se tornaram equipamentos obrigatórios para amantes e profissionais de áudio, assim como para bandas de Rock pesado. Visite o site da EVH Gear para conhecer os modelos de guitarras inspirados em Eddie Van Halen.


A morte de Eddie Van Halen foi lamentada por centenas de músicos vanguardistas do Rock pesado. Todos prestaram homenagem a Eddie Van Halen, ressaltando a contribuição dele para o mundo da música e exaltando sua habilidade técnica como guitarrista, comparando-o, em importância, ao também inovador e lendário Jimmi Hendrix. Eddie Van Halen já era considerado uma lenda viva da guitarra e a sua morte levou-o definitivamente ao status de lenda imortal e atemporal do Rock pesado. Alguns dos músicos que reconheceram a importância de Eddie para o Rock e para a indústria musical foram Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Angus Young, Metallica, Steve Vai, John Petrucci, Joe Bonamassa, Jason Becker, Pantera, Motorhead, Sepultura, além de ex-companheiros de Van Halen, como os vocalistas David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone.

Eddie Van Halen, também chamado de "o Mozart moderno", influenciou várias gerações de bandas e guitarristas e sua contribuição para o mundo do Rock será eterna. Descanse em paz, Eddie.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...

James Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualismo

O vocalista do Metallica, James Hetfield , concedeu uma entrevista para a edição de Julho de 2009 da revista britânica Classic Rock . Nela, explicou o provável motivo da saída do antigo guitarrista Dave Mustaine (líder do Megadeth) da banda e falou sobre o conturbado período que o Metallica viveu na fase Load. Confira alguns trechos abaixo: Classic Rock: Você estava feliz de ver as costas do [ex-guitarrista do Metallica e atual líder do Megadeth] Dave Mustaine? Hetfield: Eu não sei se "feliz" é a palavra certa, mas era necessário. Teria eu, Lars [Ulrich, bateria] e ele todos tentando liderar e isto seria uma confusão triangulada. É óbvio que ele queria o mesmo caminho que nós - ele continuou a fazer ótimas coisas no Megadeth. Do jeito que as coisas estão hoje, as dinâmicas de caráter, Lars e eu estamos somos metade da escala com Rob [Trujillo, baixo] e Kirk [Hammett, guitarra] sendo a outra. Eles são pessoas de ótimas idéias, mas muito boas em estar ok em deixar alguém ...