Pular para o conteúdo principal

Bella Utopia lança o clipe de "Dilema do Prisioneiro"

Rickson, Isabela, Maldonalle e Junão.


Assista o novo videoclipe da banda Bella Utopia e confira uma entrevista exclusiva com a vocalista Isabela Eva.



 por Mario Megatallica

Há pouco mais de duas semanas a Bella Utopia fez uma apresentação ao vivo em Goiânia no centro cultural Martin Cererê. A banda também lançou hoje, no Dia Mundial do Rock (13 de Julho), seu novo videoclipe, "Dilema do Prisioneiro". Apesar de o CD homônimo ter sido lançado há vários meses, as atividades em torno dele continuam em ritmo acelerado. Fale sobre as ações de promoção do "Dilema do Prisioneiro" e como tem sido a resposta dos seguidores da banda para este álbum.

CD "Dilema do Prisioneiro"
O CD foi lançado em dezembro do ano passado. E foi feito desde então uma divulgação para blogs direcionados. Recebemos resenhas positivas de várias partes, como Argentina, Portugal, Inglaterra, e claro, Brasil. A de Portugal inclusive foi a primeira. Ainda temos várias pessoas interessadas em fazer a resenha. Às vezes não dá tempo de mandar pra todo mundo. Estava direcionando a divulgação inicialmente para esses blogs. Mas o início dos shows se fez necessário. Os seguidores da banda estão sempre ligados nas novidades, mas muitos estão fora do nosso Estado, e ainda não fechamos uma turnê oficial. Tem que ir pro palco, não adianta. Mas sem ansiedade. Foda é muita gente cobrando mais shows. 


A grande novidade neste momento é o videoclipe "Dilema do Prisioneiro". É bem perceptível, através das imagens contidas nele, que houve um planejamento por parte da sua equipe de produção para captar imagens que "falam por si mesmas". Conte como aconteceu o processo de concepção do roteiro deste videoclipe.

A parceria com o Diretor de Fotografia Emerson Maia, dono da TNL Produtora, foi fundamental para o resultado final. Ele trouxe toda a bagagem dele do cinema e isso para o clip fez a diferença. E ainda me deu a oportunidade de fazer a direção e o roteiro. Falando em roteiro, o sistema penitenciário do Brasil é algo que sempre me chamou atenção. Desde quando morava em Brasília e por alguns trabalhos de cinema, vi todo esse universo. Quando escolhi esse tema para o CD, queria,  desde o começo, que tivéssemos a chance de realmente ver de perto o sistema penitenciário daqui. Fiz um trabalho prévio de visita à CPP e uma outra delegacia, onde chegamos a fazer as fotos da banda dentro das celas. O  roteiro acabei criando naturalmente dentro desse discurso das escolhas que fazemos na vida. Depois que faz a coisa errada já era. Vai pagar mesmo. E muitas vezes o ser humano quando está guiado pelo ódio acaba perdendo o controle da mente. O problema é que nossas cadeias não possuem espaço mais para esses surtos ensandecidos de loucura que tomam conta da humanidade. Por isso,  a forma como o ser humano é inserido e tratado na sociedade faz a diferença.  

Gravação do clipe "Dilema do Prisioneiro"

A execução deste vídeo dependia de autorização do governo do Estado de Goiás para que a banda pudesse captar imagens dentro do presídio. Quem foi o responsável por negociar essa autorização com a Secretaria de Segurança Pública? E quais foram as condições exigidas para a gravação dessas imagens?

Eu sempre tomei a frente desse processo e fui atrás de alguns delegados e pessoas que eu já conhecia. Como iniciei o projeto do meu curta Quarto 10, acabei conhecendo alguns delegados através do Dr. Antônio. E existe todo um procedimento de ofícios, autorizações e reuniões. Mas tudo que foi exigido e pedido foi cumprido pela equipe, inclusive o horário. Foi combinado chegar lá às 06:00 e chegamos. O que podia ser mostrado ou não nós cumprimos também. É um local de tensão. Tem que ser feito tudo com muito respeito.  


A banda teve contato com os detentos?

Inicialmente a gente ia fazer a gravação dentro de uma área da CPP que faz um trabalho sensacional de reeducação e integração com os presos. Um local que tem pintura, atividades e é super organizado. Estive lá. Mas a direção depois achou arriscado a participação dos presidiários. O que foi uma pena. Tinha a ideia de fazer como o Metallica fez no "St. Anger". Queria passar a nossa mensagem para eles diretamente. Infelizmente não rolou. Mas quem sabe ainda rola de tocar lá?

Como foi o processo de edição dessas imagens?

A edição foi feita pelo Thomaz Magalhães da TNL. Ele teve o material da banda dentro da CPP e também a situação que criamos do prisioneiro do clip. O bom deles da TNL é que estão acostumados com a linguagem do cinema, o que dá uma clareza na edição. O tempo dos planos facilitou no material que foi editado.



Qual é a mensagem que a banda quer transmitir aos fãs com este vídeo?

O descontrole pode estar dentro de você e não lá fora. O distúrbio chegou, não adianta chorar! 

Ainda falando sobre vídeo, eu gostaria de saber como está o andamento do seu projeto paralelo, o filme "Quarto 10". Explique sobre o que se trata e qual é seu público-alvo.

Quarto 10 (capa)
Esse curta Quarto 10 é um projeto que tenho muito carinho. É baseado em fatos de uma investigação real que chocou o país e o mundo e tem detalhes macabros. Eu tive todo o suporte do delegado responsável à época, Dr. Antônio, que infelizmente faleceu em 2012, no acidente que matou vários delegados em Goiás. O envolvimento dele ao projeto foi tanto que pediu que o nome dele fosse mantido no roteiro. E ainda me contratou para escrever o livro da vida dele que seria lançado junto com o filme. Eu topei. O projeto acabou sofrendo um ruptura com a trágica morte dele, mas estou retomando para acabar esse ano. Será meu primeiro trabalho como diretora, e o roteiro é meu também. A trilha está pronta e foi feita pela banda Bella Utopia, em parceria com o Gustavo Vazquez. A música tema “Distúrbio Chegou” foi feita por mim, mas ganhou uma versão mais pesada com a banda. Já rola até na internet e acabou entrando no repertório dos shows. O filme será direcionado para policiais, estudantes de Direito, amantes do cinema e para os fãs da banda Bella Utopia.  Um detalhe bacana foi a imagen da artista Plástica Laurie Lipton, da Inglaterra. Ela cedeu a imagem e conhecia o caso através de sua assessora que é Portuguesa.


Este filme já tem previsão de lançamento?

Ainda não fechamos uma data específica, mas será ainda esse ano.


Depois deste videoclipe, o que vem por aí?

A banda ainda tem uma missão esse ano de fazer a 4ª edição do HFR (High Fight Rock), evento que une Rock e MMA, e que sempre tem um show da banda. Esse projeto foi criado por mim e já recebeu grandes estrelas do MMA por aqui. A ideia esse ano é colocar outro grande show no evento. Além disso, estamos planejando uma turnê do "Dilema do Prisioneiro", mas depende de muita negociação ainda. E no mais, continuar divulgando o CD. E tocar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Lançamento: Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"

Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"   Far  From Everything, um projeto iniciado em 2019 pelo músico e produtor Edmilson Bezerra, em São Paulo (SP), lançou recentemente o EP  "The Howl of the Winds" - um disco de Black Metal com cinco faixas produzido pelo próprio Edmilson (responsável pelas composições, guitarras, baixo, teclado e letras) com a colaboração de Ed Carlos (responsável pelo vocal) . As faixas do EP "The Howl of the Winds" são as seguintes: Under the immortal winds Beyond my existence Full moon night On the other side of the soul The spirits of the vast forests   O EP está disponível tanto em formato digital, inseridos nas maiores plataformas, como também em formato físico, em CDR-PRO Digipack. Você pode conferir o EP "The Howl of the Wind" completo clicando aqui ou no player abaixo.   Contato: instagram.com/_projeto_far_from_everything   Edmilson Bezerra            ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...