Pular para o conteúdo principal

"O Chamado de Cthulhu": a origem de um nome recorrente no Heavy Metal

"The Call of Ktulu" ou "O Chamado de Ktulu" é uma música instrumental do segundo álbum do Metallica - Ride The Lightning - que sempre instigou os fãs da banda pelo seu nome. O fato de a trillha não possuir letra aumenta a angústia e o mistério em torno da pergunta inevitável: o que (ou quem) é Ktulu? De onde os caras do Metallica tiraram esse nome? O que ele significa?

No artigo abaixo você terá algumas respostas sobre o misterioso nome Ktulu. Confira!


A música "The Call of Ktulu" fecha o segundo álbum do Metallica

Artigo escrito por Anselmo Teles

Não há dúvida que vivemos um período em que cada vez há menos espaço para atrelarmos criaturas divinas aos fenômenos naturais de nosso planeta, e inversamente proporcional a isso, a ciência tem contribuído para o bem estar do homem moderno em vários segmentos. (Visto que, hoje em dia, se você tem uma “dor de cabeça” você vai direto pra uma farmácia, e não a uma igreja).

Mas mesmo nesse período iluminado da humanidade, acredito que nada mais intriga tanto o homem moderno quanto as perguntas: “Quem sou eu? Minha existência tem um propósito? De onde eu vim? Para onde vou após minha morte?”

Imagine se a resposta fosse que existem seres superiores responsáveis pela criação do homem, o qual foi gerado somente para servi-te, e por quem os criadores têm enorme desprezo.

Com o princípio de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena, o escritor americano Howard Phillips Lovecraft (Province, Rhode Island, 20 de agosto de 1890 – 15 de março de 1937) iniciou uma série de ficção com histórias interligadas com um grupo de entidades anti-humanas.

Esse grupo de seres fantásticos, esse panteão de monstros que habitam os contos de H.P.Lovecraft foram batizados de Mitos de Cthulhu pelo também escritor August Derleth. (Também conhecidos como o mito dos Grandes Antigos).

Leia o artigo completo clicando aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...