Teoria Musical: fundamentos e aplicações
O primeiro passo para quem deseja se tornar um músico profissional é, sem dúvida, mergulhar no universo da Teoria Musical.
Seja para se tornar um músico popular, erudito ou até mesmo um virtuose, é extremamente necessário conhecer a linguagem musical (partitura, valores musicais, escalas, acordes, etc.), já que sem esta o próprio estudo da Música se torna praticamente inviável. Existem outros meios para se estudar certos princípios musicais? Sim. Porém, são bastante limitados - e não proporcionam um aprendizado mais abrangente do conteúdo teórico exigido para conhecer bem os fundamentos da Teoria Musical.
Sem o estudo de Teoria Musical o músico se torna limitado; terá dificuldades na aplicação de certas técnicas de execução, na ampliação da sua capacidade de percepção musical, na composição musical, entre outras situações corriqueiras na vida de um músico profissional. Esta é a justificativa desta postagem: oferecer a músicos (de todos os níveis) a possibilidade de ter contato com a Teoria Musical tão crucial na formação de um profissional da Música.
A Teoria Musical envolve o estudo de vários fundamentos da Música - desde as características do timbre de instrumentos até técnicas de Reharmonização e Análise Musical complexas - e é ATEMPORAL. A linguagem musical é universal (transpõe as limitações dos idiomas) e compreende um conjunto regras e leis baseados na vivência de diferentes músicos de diferentes épocas da humanidade, passando por convenções estabelecidas para criar padrões que facilitassem a composição e execução de peças criadas em tempos e lugares diferentes.
O básico da Teoria Musical é formado pelo estudo dos seguintes assuntos:
- Pauta, Claves e Linhas Suplementares
- Valores das Notas
- Compasso e Fórmula de Compasso
- Valores das Pausas
- Pontos e Ligaduras
- Compasso Simples e Composto
- Compasso Alternado
- Tom, Semitom e Alterações
- A Escala Maior
- As Escalas Menores
- Graus da Escala
- Armaduras
- Intervalos Genéricos
- Intervalos Específicos
- Notação dos Intervalos
- Inversão de Intervalos
- Série Harmônica
- Enarmonia
- Introdução aos Acordes
- Inversão de Tríades
- Tríades Diatônicas
- Análise por Algarismos Romanos
- Abertura de Acordes
- Tons vizinhos
- Acordes de Sétima
- Acordes de Sétima Diatônicos
- Inversão de Acordes de Sétima
- Compondo com Escalas Menores
- Notas Estranhas à Harmonia
- Frases e Cadências
- Progressões em Círculo
- Progressões Harmônicas Comuns
- Tríades em Primeira Inversão
- Tríades em Segunda Inversão
- Formando Acordes Napolitanos
- Análise Musical
Todos esses assuntos são abordados em livros específicos de Teoria Musical, como por exemplo, o Teoria da Música, do professor Bohumil Med - indicado por universidades como UnB e UFG.
A partir do momento em que o candidato a músico profissional inicia o estudo de teoria, automaticamente prossegue com o estudo pois os assuntos são correlacionados. Obviamente que os tópicos descritos acima não representam a totalidade do estudo teórico, mas são imprescindíveis para o aprofundamento da formação teórica de qualquer profissional da Música. Estudos como o de Percepção Musical, Ditado Musical, Solfejos e Ritmos são complementares ao da Teoria Geral da Música e colaboram bastante para o aperfeiçoamento do "ouvido musical" do aluno. O próximo passo seria o estudo de Harmonia, com o estudo de Harmonia Funcional e Técnicas de Reharmonização Musical, e Contraponto, com o estudo de ritmos e melodias simultâneos. Vale lembrar que boa parte desse estudo é oferecido, de forma geral, em Universidades.
Links
Mario Megatallica indica os seguintes endereços para o estudo gratuito de teoria musical:
- Projeto Fortalecimento Musical - SECULTCE (teoria geral)
- Cifra Club TV (teoria geral)
- Blog do Prof. Marcos Filho (história da música ocidental)
2 comentários :
Eu sempre achei as partitura um mistério que tinha até medo em tentar desvendar e não conseguir chegar a meu pai que sabe toda a teoria mas aos poucos, mesmo com dificuldade.
Ah, eh tranquilo demais minha querida Mandy!! Basta comecar pra perder o medo... depois q vc aprende os nomes das figras e o valor de tempo de cada uma, pronto... o restante vc absorve tranquilamente. No inicio envolve um pouco mais de matematica, mas eh tranquilo... Nao tenha medo! Depois q vc escrever a sua primeira melodia na partitura vc vai pensar prq nao comecou a estudar teoria musical antes!
Alem disso, vc tem sites de apoio onde vc pode pesquisar e tirar duvidas - como oq eu coloquei na postagem. Confira e divirta-se! Tenho crteza de q vc vai se apaixonar por teoria depis q comecar seus estudos musicais.
Postar um comentário