O primeiro passo para quem deseja se tornar um músico profissional é, sem dúvida, mergulhar no universo da Teoria Musical.


A Teoria Musical envolve o estudo de vários fundamentos da Música - desde as características do timbre de instrumentos até técnicas de Reharmonização e Análise Musical complexas - e é ATEMPORAL. A linguagem musical é universal (transpõe as limitações dos idiomas) e compreende um conjunto regras e leis baseados na vivência de diferentes músicos de diferentes épocas da humanidade, passando por convenções estabelecidas para criar padrões que facilitassem a composição e execução de peças criadas em tempos e lugares diferentes.
O básico da Teoria Musical é formado pelo estudo dos seguintes assuntos:
- Pauta, Claves e Linhas Suplementares
- Valores das Notas
- Compasso e Fórmula de Compasso
- Valores das Pausas
- Pontos e Ligaduras
- Compasso Simples e Composto
- Compasso Alternado
- Tom, Semitom e Alterações
- A Escala Maior
- As Escalas Menores
- Graus da Escala
- Armaduras
- Intervalos Genéricos
- Intervalos Específicos
- Notação dos Intervalos
- Inversão de Intervalos
- Série Harmônica
- Enarmonia
- Introdução aos Acordes
- Inversão de Tríades
- Tríades Diatônicas
- Análise por Algarismos Romanos
- Abertura de Acordes
- Tons vizinhos
- Acordes de Sétima
- Acordes de Sétima Diatônicos
- Inversão de Acordes de Sétima
- Compondo com Escalas Menores
- Notas Estranhas à Harmonia
- Frases e Cadências
- Progressões em Círculo
- Progressões Harmônicas Comuns
- Tríades em Primeira Inversão
- Tríades em Segunda Inversão
- Formando Acordes Napolitanos
- Análise Musical
Todos esses assuntos são abordados em livros específicos de Teoria Musical, como por exemplo, o Teoria da Música, do professor Bohumil Med - indicado por universidades como UnB e UFG.
A partir do momento em que o candidato a músico profissional inicia o estudo de teoria, automaticamente prossegue com o estudo pois os assuntos são correlacionados. Obviamente que os tópicos descritos acima não representam a totalidade do estudo teórico, mas são imprescindíveis para o aprofundamento da formação teórica de qualquer profissional da Música. Estudos como o de Percepção Musical, Ditado Musical, Solfejos e Ritmos são complementares ao da Teoria Geral da Música e colaboram bastante para o aperfeiçoamento do "ouvido musical" do aluno. O próximo passo seria o estudo de Harmonia, com o estudo de Harmonia Funcional e Técnicas de Reharmonização Musical, e Contraponto, com o estudo de ritmos e melodias simultâneos. Vale lembrar que boa parte desse estudo é oferecido, de forma geral, em Universidades.
Links
Mario Megatallica indica os seguintes endereços para o estudo gratuito de teoria musical:
- Projeto Fortalecimento Musical - SECULTCE (teoria geral)
- Cifra Club TV (teoria geral)
- Blog do Prof. Marcos Filho (história da música ocidental)
Comentários
Alem disso, vc tem sites de apoio onde vc pode pesquisar e tirar duvidas - como oq eu coloquei na postagem. Confira e divirta-se! Tenho crteza de q vc vai se apaixonar por teoria depis q comecar seus estudos musicais.