Pular para o conteúdo principal

Saiba Mais Sobre: como gravar voz

por Fábio Henriques

A voz humana é o instrumento mais difícil e, ao mesmo tempo, mais interessante de se gravar. Ela apresenta uma faixa dinâmica enorme, e é o instrumento que todos nós mais ouvimos a vida toda. Qualquer um é capaz de julgar a veracidade e a autenticidade de uma interpretação, e, mais importante, se identificar com ela. É por isso que gravar voz é sempre um desafio. 


Embora a escolha e o posicionamento do microfone sejam determinantes para um bom resultado, a técnica envolvida é relativamente simples. Porém, o ato de se conseguir uma boa performance requer muito mais que o microfone certo na posição certa. Assim, tomo a liberdade de não me limitar neste texto apenas à "técnica de microfonação", mas procuro expandir a abordagem para o jeito de conseguirmos obter o melhor resultado. 

Mesmo ressaltando a importância de se experimentar a melhor opção de microfones, posso adiantar que, provavelmente, a escolha recairá sobre um modelo capacitivo (condenser). Esses microfones respondem muito rapidamente e são bem sensíveis aos harmônicos altos, sendo, por isto, muito precisos em captar as sutilezas do timbre de voz. Tudo bem que Lisa Stansfield gravou o primeiro disco em um Sennheiser 421, e que Paul Rodgers só canta no Shure SM57 (ambos dinâmicos), mas temos que convir que são casos esporádicos. Dentre as opções de microfones dinâmico, os de fita, que já vimos longamente aqui, podem ser uma opção interessante. Mas é preciso estar preparado para sua suavidade do extremo agudo. 

Qual a melhor posição para se colocar o "duo" cantor e microfone na sala? Bem, no caso da voz, a gente sempre procura ter o mínimo de ambiência na captação. Quanto mais morto for o ambiente de gravação, melhor.

Leia o artigo completo clicando aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...