Pular para o conteúdo principal

Dicas de procedimentos para gravação de bateria


O baterista brasileiro Acácio Carvalho (Dark Avenger, Vougan) é um dos mais promissores bateristas da cena musical americana atual e sua experiência com diversos artistas e bandas naquele país renderam lições que ele compartilha com você neste artigo para que o processo de gravação de bateria seja o mais proveitoso possível. Confira!

Dicas de procedimentos para gravação de bateria
por Acácio Carvalho*

Eu tenho gravado com diferentes bandas e artistas por pelo menos 12 anos, e durante este período passei por diversas situações em estúdio. Algumas destas situações fugiam totalmente do meu controle, mas grande parte delas eu pude solucionar e aprender no processo. Baseado neste aprendizado consegui identificar algumas coisas que precisam ser respeitadas durante uma gravação para que o processo flua e você consiga realizar o trabalho com eficiencia. Aqui vão algumas delas: 

1 - Gaste tempo com a pré-produção 
Tão importante quanto a "produção" é a "pré-produção". Durante a pré-produção você tem a oportunidade de ouvir o material sem estar tocando seu instrumento, desta maneira você pode se concentrar nos detalhes e identificar pontos fracos de cada faixa antes de ir para o estúdio gravar a bateria final. A pré-produção não precisa ser feita de forma profissional, você pode se gravar com qualquer gravador, o importante é você poder se ouvir antes de ir para o estúdio e gravar a versão final do disco. 

2 - Tenha um som sólido na sua mente 
Antes de entrar em estúdio, tenha claro em sua mente o som de bateria que você quer para cada uma das faixas. Não existe nada pior do que um disco com um som de bateria "genérico", artificial e sem personalidade. Explore todas as possibilidades sonoras da sua bateria, experimente peles diferentes, afinações diferentes, pratos diferentes, baquetas, etc. Encontre o som que você busca ainda dentro do estúdio, não espere que a mix vá resolver seus problemas. 

3 - Mantenha seu equipamento novo 
Esta é uma regra com raras exceções. Equipamentos novos quase sempre soam melhor em estúdio, desde tambores até pratos e peles. Porém, evite trocar as peles no dia da gravação, troque-as cerca de 5 dias antes de ir para o estúdio, depois deste período elas irão segurar melhor a afinação. Evite também usar equipamentos que você nunca usou antes, se você nao estiver confortável com o equipamento, nao traga para o estúdio. 

4 - Conheça o território 
É muito importante que você conheça pelo menos alguns conceitos básicos do processo de gravação da perspectiva do engenheiro de som. Procure conhecer como as coisas funcinam no estúdio, desde o software de gravação até os pré-amplificadores, microfones, cabos, compressores, efeitos, etc. Com este conhecimento você vai conseguir se comunicar melhor com o engenheiro de som (ou produtor) e consequentemente terá resultados melhores. 

5 - Ouça o produtor 
Um produtor qualificado e com conhecimento de mercado pode ajudar muito no resultado final de um disco. Muitas vezes o produtor irá apontar alguns dos seus arranjos e dizer que estão muito complexos, as vezes ele te dirá para tocar muito mais simples do que você está acostumado, pegar no seu pé a respeito do andamento, precisão, etc. Você precisa colocar o ego de lado e fazer oque for preciso para melhorar a música com seu instrumento, as vezes tudo que a música precisa é um simples groove em 4/4 e isto precisa ser respeitado. 

Estas são algumas dicas que podem ser úteis antes de você entrar na sua próxima jornada em estúdio. Independente do estilo musical, público-alvo, gravadora ou qualquer outro fator que possa influenciar no seu som, é muito importante que você conheça os seus limites e busque o máximo possível de conhecimento na área, para lidar de igual para igual com outros músicos, produtores e engenheiros que você irá encontrar em sua jornada. Um grande abraço a todos e boa sorte nas gravações! 

Keep drumming!!! 


*Acácio Carvalho é a mente criativa por traz de alguns notáveis projetos e bandas ao redor do mundo. Ele é um músico de estúdio muito requisitado no mercado Norte-Americano, além de um compositor e visionário que continua deixando sua forte marca na indústria musical mundial. Sua discografia inclui uma grande variedade de estilos e gêneros, indo desde metal extremo até música latina. Entre as bandas e projetos que Acácio gravou e/ou esteve em turnê, estão nomes como "Single Bullet Theory" e "Quester" dos Estados Unidos, "Kaisas" da Grécia, "Dark Avenger" e "Vougan" do Brasil, entre outras. Hoje Acácio reside nos Estados Unidos e continua gravando e fazendo turnês com diversos artistas da cena rock/metal mundial.

www.acaciocarvalho.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...