Pular para o conteúdo principal

Saiba Mais Sobre: o papel do Produtor no estúdio

tradução: Mário Megatallica

Esta postagem é a tradução de um artigo do site audio.tutsplus.com, no qual seu autor reflete sobre o trabalho do Produtor Musical em estúdio, diferenciando-o do papel do engenheiro de som. Saiba Mais Sobre o papel do Produtor lendo o artigo abaixo.

O Papel do Produtor em Estúdio
por Joel Falconer

Quando você pergunta aos músicos qual é o papel do produtor, há uma grande confusão. Isso piora quando você pergunta para os próprios produtores, porque nem mesmo eles têm certeza ou têm idéias conflitantes.(...)

O produtor geralmente tem um engenheiro para auxiliá-lo; posicionar microfones, plugar e desplugar milhões de coisas em processadores, apertar o botão de 'gravar'. A relação entre o produtor e o engenheiro é como a de um general e um soldado. O produtor toma decisões estratégicas e guia o processo e o desenvolvimento de uma faixa, enquanto o engenheiro faz o trabalho ruidoso.

Se a banda não fez um arranjo, o trabalho do produtor deverá aumentar para incluir arranjos criativos no início do projeto. Muitas bandas não sabem onde por o que ou se algumas notas soarão bem ou não durante uma pausa. O produtor decidirá pela banda.

O produtor também precisa de orientar a sessão e garantir que ela seja produtiva. Ele decide o que deve ser gravado, em qual ordem e quando e arranjar um plano de ataque para cada sessão individual. ele pode querer que o vocalista comece fazendo "tomadas" do refrão ou fazer tomadas gerais da música toda seguidas por trechos individuais dos versos e do refrão.

Músicos podem ficar receosos ou inseguros durante uma sessão (principalmente os vocalistas) e o produtor se torna um amigo, confortando e acalmando o músico. Ele trabalha não só mostrando ao músico como obter sua melhor tomada mas como apoio emocional e precisa de desenvolver uma certa intimidade com os artistas para conseguir isso.

Desde o início do processo de gravação, o produtor é a voz da razão e um ponto de vista objetivo para a banda que está provavelmente muito próxima das músicas e não consegue ver suas falhas ou a perda de possibilidades de tornar a música melhor. Isso nem sempre é bem recebido, especialmente por bandas muito fechadas, mas com certeza é algo valioso de se ter. (...)

No fim do dia, o trabalho envolve muitas coisas, mas todas se voltam para uma única coisa: criar uma reprodução honesta, de alta fidelidade dos sons feitos dentro de uma sala e de uma música como um todo. Todas as outras responsabilidades, apesar de parecem distantes, contribuem para este papel e para esta missão primária.




Comentários

Thanx very much, mate! you´re always welcome on A&RR... I´m shure that i´m gonna visit yours too soon, ok? Greetings from Brazil.

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Lançamento: Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"

Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"   Far  From Everything, um projeto iniciado em 2019 pelo músico e produtor Edmilson Bezerra, em São Paulo (SP), lançou recentemente o EP  "The Howl of the Winds" - um disco de Black Metal com cinco faixas produzido pelo próprio Edmilson (responsável pelas composições, guitarras, baixo, teclado e letras) com a colaboração de Ed Carlos (responsável pelo vocal) . As faixas do EP "The Howl of the Winds" são as seguintes: Under the immortal winds Beyond my existence Full moon night On the other side of the soul The spirits of the vast forests   O EP está disponível tanto em formato digital, inseridos nas maiores plataformas, como também em formato físico, em CDR-PRO Digipack. Você pode conferir o EP "The Howl of the Wind" completo clicando aqui ou no player abaixo.   Contato: instagram.com/_projeto_far_from_everything   Edmilson Bezerra            ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...