Meu novo kit de produção musical em home studio

Há alguns anos eu postei aqui no A&RR a lista de ítens que eu costumava usar para fazer e gravar músicas no meu estúdio doméstico. Era basicamente um pacote de softwares e plug-ins que incluía instrumentos virtuais e ferramentas de mixagem e masterização de áudio - e não eram poucos! Mas quem trabalha com tecnologia sabe que nessa área a obsolescência faz parte do negócio e a cada dois ou três anos somos quase obrigados a substituir parte das nossas ferramentas por modelos novos; e foi exatamente isso que aconteceu comigo nos últimos dois anos - modifiquei meu kit devido à substituição (e até eliminação) de alguns ítens. Agora você poderá conhecer meu novo "setup" de produção, atualizado e adaptado às minhas novas necessidades e condição financeira.



por Mário Megatallica

Computador

O objetivo do meu home studio é ter ferramentas para tocar instrumentos de banda de Rock (guitarra, baixo e teclado) e gravar composições com qualidade suficiente para execução via internet. Tenho guitarra e baixo da marca Ibanez e, apesar de ter um amplificador (cubo) de guitarra, continuo utilizando softwares para tocar esses instrumentos; uma coisa não mudou ao longo do tempo, que é ter um computador como base para fazer e gravar música. Nesse aspecto inclusive aconteceu a maior mudança de todas: abandonei um computador tipo desktop, montado em 2012, e comprei um notebook. Tive preocupação com performance? Sim, obviamente, mas escolhi um tipo de computador que possibilita a portabilidade da minha estação de trabalho, o que de certa forma é uma vantagem, principalmente quando você se propõe a trabalhar com áudio fora de casa, por isso escolhi trabalhar com um notebook. A placa de áudio continua a mesma porque em time que ganha não se mexe e ela me atende muito bem até hoje. Agora vamos ao antes e depois das máquinas:

ANTIGO:
  • Windows 7 Ultimate 64 bits
  • Processador AMD A6 3670 APU
  • Memória RAM 8Gb DDR3
  • Hard disk de 500Gb

ATUAL:
  • Windows 10 Home 64 bits
  • Processador Intel i5 8250U 8th Gen
  • Memória RAM 8Gb
  • Hard disk 1 Tb

INTERFACE DE ÁUDIO:
  • Presonus  Audiobox USB 2x4 io

 

Estação digital de trabalho (DAW)

O software de produção musical também continua o mesmo, no caso o Presonus Studio One 3. A única diferença em relação ao setup anterior é que comprei o upgrade da versão v2 para a versão v3 para não perder algumas novidades que vieram junto com a nova versão do software. Essa DAW atualmente está na versão v4 e em breve a Presonus deve anunciar a versão v5, porém a versão v3 continua me atendendo bem e comprarei o "crossgrade" somente se achar necessário.

Presonus Studio One

Plug-ins

Incrivelmente fui contra a tendência em relação aos plug-ins porque eu diminuí o número deles na minha coleção. Há alguns anos eu usava vários softwares e plug-ins para fazer e gravar minhas músicas; alguns dos que eu mais utilizava eram o Ableton Live (para sintetizadores e efeitos), Propellerhead Reason (para sintetizadores) e Waves GTR (efeitos de guitarra e baixo). Além desses eu utilizava uma série de plug-ins processadores de efeitos - a maioria gratuitos ou com prazo de expiração curto; abandonei praticamente todos. Uma grande mudança foi a aquisição do pedal Boss Metal Zone 2, que foi uma opção analógica para diminuir a dependência em relação aos plug-ins e também para obter um timbre de guitarra mais específico para meu som. Para masterização utilizava bastante o Izotope Ozone, que acabei abandonando para experimentar as ferramentas nativas do Studio One. Então eis as opções que tenho para gravação, mixagem, masterização, amplificação e efeitos de guitarra e edição de bateria:

INSTRUMENTOS VIRTUAIS:
  • Native Instruments Reaktor 6 e Kontakt Player com pacote Abbey Road Modern Drummer
  • Arturia Analog Lab 4
  • UJAM virtual drums VD-Phat

EFEITOS PARA GUITARRA E BAIXO
  • Presonus Ampire 1 com Metal Pack
  • Native Instruments Guitar Rig 5
  • Pedal Boss Metal Zone MT-2
  • Pedal Behringer V-tone GDI

PROCESSADORES DE AUDIO
  • Presonus Studio One (vários)
  • Izotope Neutrino
  • Waves CLA signature series
  • Softube, Plugin Alliance BX, Voxengo e Lexicon (vários)

MASTERIZAÇÃO
  • Presonus Studio One (vários)
  • Izotope Ozone Imager, Vinyl, Neutron
  • Native Instruments Supercharger

Vale ressaltar que boa parte desses plug-ins foram incluídos como brinde na minha conta da Presonus pelo fato de eu possuir um hardware da empresa. Essa é uma grande vantagem que você tem quando se torna cliente de uma grande empresa de áudio!

Perfil do setup


Com esses ítens compus e gravei o EP Offline Mode Disabled, que lancei em 2019. Para ouvir o resultado final basta clicar aqui.

Esta lista será útil se você está pensando em montar seu próprio estúdio doméstico ou se apenas precisa de sugestões para atualizar sua lista de ferramentas. Lembre-se que existem milhares de opções semelhantes no mercado e cabe a você conhecer as suas próprias necessidades e determinar quais serão mais úteis para você, por isso tente estabelecer qual é o seu perfil como produtor musical e procure saber quais são as ferramentas essenciais para produzir o som que você deseja. Quanto mais você se especializa, menos dinheiro gastará fazendo "experiências".


Nenhum comentário: