Modelos marcantes de guitarra - parte II

por Mário Megatallica

Dando sequência à primeira parte desta matéria, na qual vimos os modelos de guitarras tradicionais mais marcantes, vamos ver os modelos estilizados e excêntricos mais marcantes da minha galeria pessoal de guitarras. As guitarras que você verá a seguir marcaram uma determinada época pelo seu visual exótico, se tornando ícones de um ou outro estilo e/ou guitarrista; são modelos nos quais é impossível, em alguns casos, desvincular o instrumento e o seu dono. 


1 - GUITARRA GIBSON SG
A linha SG da Gibson, com seus "chifres" nas pontas, se tornou um modelo clássico, devido a um simples motivo: este é o modelo utilizado por dois legítimos "guitar heroes" - Angus Young e Toni Iommi, guitarristas do AC/DC e do Black Sabbath  respectivamente - sendo este último nada menos que o pai do Heavy Metal  (isso explica a presença dos "crifres"?). Por ser uma Gibson e por estar nas mãos de duas lendas da guitarra, este modelo com certeza se tornou marcante e bastante popular, principalmente após a década de 80.



2 - FLYING V
As Flying V foram daqueles modelos arrebatadores, que ganharam uma legião de fãs de imediato. Conhecidas, entre outros apelidos, por "rabo-de-peixe", as guitarras do modelo Flying V eram, na época em que surgiram (final da década de 70), em termos de design, totalmente fora do padrão; logo se popularizaram  entre os jovens rebeldes das bandas da New Wave Of British Heavy Metal. Por isso é comum ver vários guitarristas de bandas de Thrash Metal usando uma Flying V. Duas variações deste modelo se tornaram populares, a de pontas arredondadas e a de pontas retas - como as de Randy Rhoads.



3 - EXPLORER
Quando se fala em Explorer, qual guitarrista vem à sua mente? Ele, que, segundo a revista Guitar Player, "escreveu a Constituição do Metal com os quatro primeiros álbuns do Metallica": James Hetfield. De acordo com o próprio James, seu sonho de juventude era "ter uma guitarra igual à de Michael Shenker" (ex-Scorpions), seu guitar heroe na era pré-Metallica. Por ter um design inovador e por ter se tornado a marca registrada de James Hetfield, este modelo com certeza se tornou marcante.





4 - WARLOCK
As Warlock são um exemplo extremo de guitarra estilizada. Quem vê um modelo desses logo o associa a um guitarrista de Metal. Não poderia ser diferente. Este modelo possui várias pontas - tanto no corpo quanto no headstock - e seu desenho é totalmente irregular. Existem inúmeras variações deste modelo, mas  a mais comum é a do guitarrista do Slayer, Kerry King, que não abre mão de tocar com uma Warlock. Ou você consegue imaginá-lo tocando com uma Les Paul?






5 - DIMEBAG DARREL RAZORBACK
O caso do ex-guitarrista do Pantera, Dimebag Darrel, é curioso. Seu modelo, totalmente estilizado pela Dean Guitars, é um caso explícito de "cruzamento genético" entre no mínimo dois modelos. O design das guitarras do Dimebag lembram modelos como Warlock e Explorer e, alguns casos, Flying V. É isso mesmo: até três modelos numa única guitarra. Tudo isso para atender ao gosto deste guitarrista que influenciou toda uma geração com seus riffs e solos.



6 - DOUBLE NECK GUITAR
Não poderia faltar a Double Neck Guitar. É um modelo que chama a atenção de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo porque trata-se de um modelo "siamês" de guitarra, já que temos num só corpo dois braços, dois headstocks e quatro captadores. É difícil saber o que realmente levou à criação deste tipo de modelo, porém, é indubitável que seja um modelo marcante, como o que podemos ver abaixo: uma Double Neck de Jimmi Page .



7 - SETE e OITO CORDAS
A partir dos anos 2000 os modelos de guitarra com sete ou oito cordas se popularizaram bastante à medida que novos estilos de Heavy Metal (Prog, New e Djent Metal) foram surgindo. Cada vez mais bandas americanas e europeias utilizavam guitarras com sete cordas para explorar afinações graves e criar riffs que caminhavam junto com a bateria, exercendo uma função mais rítmica do que harmônica. Abaixo vemos uma Dean com sete cordas e uma Ibanez com oito cordas.





Se você possui outro modelo em especial e queira mostrá-lo, fique à vontade para postar um comentário logo abaixo. Um abraço e até a próxima!


4 comentários:

Anônimo disse...

Belas guitarras, mas faltou a Ibanez JEM

johnny disse...

cara muito bom só falto a les, mas gostei me fez comprar uma warlock

Lily disse...

I love your article. you can visit my website download spotify

Wagner Rogers disse...

As Flying V não surgiram na década de 1970. Jimmy Hendrix usava esse modelo, mas sua imagem está associada à Stratocaster.