Sancionada em Goiás a lei que institui o Dia do Heavy Metal

A lei que cria o Dia do Heavy Metal em Goiás foi proposta pelo deputado Henrique Arantes (PTB) e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

A ideia de propor a criação de uma data comemorativa para celebrar o Heavy Metal em Goiás surgiu após a morte do vocalista e compositor André Matos em Junho de 2019. Na época, algumas capitais aprovaram leis semelhantes para homenagear tanto o músico e sua obra quanto o heavy metal propriamente dito, já que esse era o estilo que André Matos ajudou a popularizar no Brasil desde os anos 1980 quando gravou o álbum "Soldier of Sunrise" com a banda Viper. Inclusive há quem defenda que André Matos foi um dos pioneiros do estilo "metal melódico" em nível mundial. 

 


 

Esta homenagem a André Matos se estendeu, regionalmente, a todos os músicos que se dedicaram a participar e manter a cena goiana de Heavy Metal, que sempre foi pequena, porém persistente; desde o final dos anos 1980 esta cena se manteve ativa pela paixão de vários metalheads que formavam bandas e tocavam em lugares diversos, como os DCEs da UFG e PUC-GO, além do lendário Centro Cultural Martin Cererê. Durante todos esses anos sempre surgiam bandas de destaque, que movimentavam a cena e o público; a mais importante delas certamente foi a banda Heaven´s Guardian, que recentemente gravou um DVD com participação da Orquestra Sinfônica de Goiás, e revelou ao mundo o vocalista Carlos Zema, que já foi considerado um dos dez melhores vocalistas de Metal do Brasil e atualmente mora nos EUA, onde tocou com nomes de destaque na cena mundial de Heavy Metal.

Enfim, a partir de 2021 o dia 08 de Junho passará a ser comemorado como o Dia do Heavy Metal em Goiás. Confira o texto original da lei clicando aqui.


Fonte: Portal da ALEGO


 

Nenhum comentário: