Google lança o Youtube Music no Brasil

Google lança o Youtube Music no Brasil


O dia 25 de Setembro de 2018 foi o dia do lançamento oficial do Youtube Music no Brasil e a estreia do novo serviço de música por assinatura do Google deixou os usuários brasileiros bastante curiosos! Afinal de contas, o que ele tem a oferecer e quais são as principais diferenças em relação ao Youtube tradicional? Venha saber um pouco mais.


por Mário Megatallica

O Google já havia lançado anteriormente o Youtube Red, serviço por assinatura voltado para os fãs do Youtube tradicional, que promete acesso a vídeos exclusivos em alta definição produzidos por profissionais da indústria de entretenimento - incluindo "youtubers" famosos e redes de notícias e cinema. Enquanto o Youtube Red é focado em vídeos de séries e filmes, o Youtube Music passa a ser uma opção paga para quem tem interesse apenas na seção de música do Youtube tradicional, porém com certas "vantagens".

O Youtube Music tem a intenção de ser um concorrente do Spotify, maior serviço de música via internet disponível no mercado atualmente. A forma como o Youtube Music funciona é semelhante à do Spotify e o conteúdo é basicamente o mesmo que está disponível nas outras plataformas de streaming de música - incluindo o Youtube tradicional; pode-se afirmar que o Youtube Music é uma união entre Google Play Music e Youtube. Então quer dizer que no Youtube Music você vai encontrar mais do mesmo, os mesmos artistas e álbuns que já existem no Youtube tradicional? Sim. Isso pode parecer pouco animador, mas em alguns casos isso traz uma certa vantagem ao Youtube Music, já que no Youtube é possível ouvir alguns álbuns que normalmente não estão disponíveis no Spotify, por exemplo. Vejamos o caso do álbum Fused, do guitarrista Tony Iommi; ele não está disponível para audição no Spotify (veja figura 1) mas é possível ouví-lo normalmente no Youtube Music (veja figura 2), mesmo que não seja no perfil oficial do guitarrista.


Figura 1 - O álbum "Fused" de Tony Iommi não está disponível no Spotify

Figura 2 - "Fused", do guitarrista Tony Iommi, disponível no Youtube Music

É necessário observar que parte do conteúdo do Youtube Music pode sofrer algum tipo de restrição dependendo do país onde você está e do tipo de aparelho que você usa (computador ou celular).

Além do conteúdo, o Youtube Music também oferece mais praticidade em relação ao aplicativo do Youtube tradicional, como você pode ver na figura 3:

Figura 3 - Funções disponíveis na versão paga do Youtube Music



O Google oferece três meses gratuitos do serviço (período de avaliação) e a assinatura custa R$16,90. A partir do momento que você assina o serviço, terá acesso a todas as funções e conteúdo disponibilizados pelo Youtube Music. A configuração da sua conta segue o padrão dos outros serviços da mesma categoria, onde você informa dados pessoais, seleciona alguns artistas e bandas e a partir de então, o próprio Youtube Music passa a fazer sugestões de bandas semelhantes (ver figura 4) e listas de músicas de seu interesse. Daí em diante basta apertar o "play" e curtir o som.

Figura 4 - Você escolhe suas bandas preferidas e o Youtube continua sugerindo outras pra você

Em relação ao conteúdo, além das sugestões de listas, existem também duas seções bastante interessantes. O Youtube Music tem uma seção exclusiva para lançamentos e novidades, facilitando para o usuário acompanhar a chegada de material novo dos seus artistas preferidos (pessoalmente achei esta seção a melhor) e também tem outra seção dedicada a videoclipes de bandas, além de vídeos de entrevistas, bastidores, etc. E nesse ponto o Youtube Music se confunde, mais uma vez, com o Youtube tradicional... Mas lembre-se do que eu disse antes: você paga para ter mais "funções" e não pelo conteúdo propriamente dito, já que este é quase o mesmo do Youtube tradicional.


Assim como o Spotify, o Youtube Music pode ser utilizado no celular e no computador (através do navegador de internet), o que é bastante útil se você costuma escutar música durante várias horas e não quer gastar toda a bateria do seu telefone.

Enfim, oficialmente temos mais um concorrente no serviço de reprodução musical via internet - e não é qualquer serviço, meu amigo: lembre-se que o Youtube é um dos pioneiros do modelo atual de streaming de música desde seus primórdios. Se vale a pena pagar pelo serviço? Bem, faça o teste e tire suas próprias conclusões. Se ele vai conseguir sobreviver neste mercado? Bem, isso só o tempo dirá... de qualquer forma, a melhor notícia é que o bom e velho Youtube agora resolveu se dedicar mais à música e todo mundo ganha com isso.





0 comentários :