Pular para o conteúdo principal

Google lança o Youtube Music no Brasil

O dia 25 de Setembro de 2018 foi o dia do lançamento oficial do Youtube Music no Brasil e a estreia do novo serviço de música por assinatura do Google deixou os usuários brasileiros bastante curiosos! Afinal de contas, o que ele tem a oferecer e quais são as principais diferenças em relação ao Youtube tradicional? Venha saber um pouco mais.


por Mário Megatallica

O Google já havia lançado anteriormente o Youtube Red, serviço por assinatura voltado para os fãs do Youtube tradicional, que promete acesso a vídeos exclusivos em alta definição produzidos por profissionais da indústria de entretenimento - incluindo "youtubers" famosos e redes de notícias e cinema. Enquanto o Youtube Red é focado em vídeos de séries e filmes, o Youtube Music passa a ser uma opção paga para quem tem interesse apenas na seção de música do Youtube tradicional, porém com certas "vantagens".

O Youtube Music tem a intenção de ser um concorrente do Spotify, maior serviço de música via internet disponível no mercado atualmente. A forma como o Youtube Music funciona é semelhante à do Spotify e o conteúdo é basicamente o mesmo que está disponível nas outras plataformas de streaming de música - incluindo o Youtube tradicional; pode-se afirmar que o Youtube Music é uma união entre Google Play Music e Youtube. Então quer dizer que no Youtube Music você vai encontrar mais do mesmo, os mesmos artistas e álbuns que já existem no Youtube tradicional? Sim. Isso pode parecer pouco animador, mas em alguns casos isso traz uma certa vantagem ao Youtube Music, já que no Youtube é possível ouvir alguns álbuns que normalmente não estão disponíveis no Spotify, por exemplo. Vejamos o caso do álbum Fused, do guitarrista Tony Iommi; ele não está disponível para audição no Spotify (veja figura 1) mas é possível ouví-lo normalmente no Youtube Music (veja figura 2), mesmo que não seja no perfil oficial do guitarrista.


Figura 1 - O álbum "Fused" de Tony Iommi não está disponível no Spotify

Figura 2 - "Fused", do guitarrista Tony Iommi, disponível no Youtube Music

É necessário observar que parte do conteúdo do Youtube Music pode sofrer algum tipo de restrição dependendo do país onde você está e do tipo de aparelho que você usa (computador ou celular).

Além do conteúdo, o Youtube Music também oferece mais praticidade em relação ao aplicativo do Youtube tradicional, como você pode ver na figura 3:

Figura 3 - Funções disponíveis na versão paga do Youtube Music



O Google oferece três meses gratuitos do serviço (período de avaliação) e a assinatura custa R$16,90. A partir do momento que você assina o serviço, terá acesso a todas as funções e conteúdo disponibilizados pelo Youtube Music. A configuração da sua conta segue o padrão dos outros serviços da mesma categoria, onde você informa dados pessoais, seleciona alguns artistas e bandas e a partir de então, o próprio Youtube Music passa a fazer sugestões de bandas semelhantes (ver figura 4) e listas de músicas de seu interesse. Daí em diante basta apertar o "play" e curtir o som.

Figura 4 - Você escolhe suas bandas preferidas e o Youtube continua sugerindo outras pra você

Em relação ao conteúdo, além das sugestões de listas, existem também duas seções bastante interessantes. O Youtube Music tem uma seção exclusiva para lançamentos e novidades, facilitando para o usuário acompanhar a chegada de material novo dos seus artistas preferidos (pessoalmente achei esta seção a melhor) e também tem outra seção dedicada a videoclipes de bandas, além de vídeos de entrevistas, bastidores, etc. E nesse ponto o Youtube Music se confunde, mais uma vez, com o Youtube tradicional... Mas lembre-se do que eu disse antes: você paga para ter mais "funções" e não pelo conteúdo propriamente dito, já que este é quase o mesmo do Youtube tradicional.


Assim como o Spotify, o Youtube Music pode ser utilizado no celular e no computador (através do navegador de internet), o que é bastante útil se você costuma escutar música durante várias horas e não quer gastar toda a bateria do seu telefone.

Enfim, oficialmente temos mais um concorrente no serviço de reprodução musical via internet - e não é qualquer serviço, meu amigo: lembre-se que o Youtube é um dos pioneiros do modelo atual de streaming de música desde seus primórdios. Se vale a pena pagar pelo serviço? Bem, faça o teste e tire suas próprias conclusões. Se ele vai conseguir sobreviver neste mercado? Bem, isso só o tempo dirá... de qualquer forma, a melhor notícia é que o bom e velho Youtube agora resolveu se dedicar mais à música e todo mundo ganha com isso.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Lançamento: Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"

Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"   Far  From Everything, um projeto iniciado em 2019 pelo músico e produtor Edmilson Bezerra, em São Paulo (SP), lançou recentemente o EP  "The Howl of the Winds" - um disco de Black Metal com cinco faixas produzido pelo próprio Edmilson (responsável pelas composições, guitarras, baixo, teclado e letras) com a colaboração de Ed Carlos (responsável pelo vocal) . As faixas do EP "The Howl of the Winds" são as seguintes: Under the immortal winds Beyond my existence Full moon night On the other side of the soul The spirits of the vast forests   O EP está disponível tanto em formato digital, inseridos nas maiores plataformas, como também em formato físico, em CDR-PRO Digipack. Você pode conferir o EP "The Howl of the Wind" completo clicando aqui ou no player abaixo.   Contato: instagram.com/_projeto_far_from_everything   Edmilson Bezerra            ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...