Pular para o conteúdo principal

A nova especulação sobre o fechamento da Soundcloud

O alerta vermelho soou mais uma vez na internet e o motivo foi o novo boato sobre o fechamento do serviço de música Soundcloud. Será que desta vez as especulações estão corretas e seremos testemunhas da morte de mais uma rede social de música?

por Mário Megatallica

O mais novo boato sobre o fechamento da Soundcloud surgiu precisamente no dia 14 de julho de 2017 e, obviamente, deixou todos os usuários do serviço bastante aflitos - principalmente quem usa o serviço de forma gratuita. Neste grupo (que corresponde à grande maioria dos usuários da Soundcloud), estão incluídos uma enorme parcela de bandas independentes, que alimentam o site com centenas de músicas diariamente e apostam nas ferramentas de compartilhamento deste serviço para se popularizarem na internet. Mas o que aconteceu em 14 de julho? Qual foi o fato que gerou o boato sobre o possível fechamento da Soundcloud?



Pesquisando um pouco sobre esse assunto, descobri que no primeiro quadrimestre de 2017 os diretores da Soundcloud estavam intencionados a fazer uma grande demissão de funcionários, fechando alguns de seus escritórios ao redor do mundo. E assim foi feito. A Soundcloud fechou dois de seus quatro escritórios e encerrou suas atividades em San Francisco (EUA) e Londres (ING), restando somente os escritórios de Berlin (ALE) e Nova York (EUA). Isso poderia ser encarado somente como um necessário projeto de reestruturação da empresa (algo comum em períodos de crise) - mas não foi. A decisão de fechar o escritório de Londres, que até então era tido como o mais importante da empresa fora da Alemanha, foi o fato que fez soar o alerta vermelho entre os usuários do serviço. Se a filial londrina era tão importante para a Soundcloud, deveria ser mantida em funcionamento, certo? Mas não foi - e isso foi interpretado como um grave sinal de crise do serviço , apesar de Erich Wahlforss, co-fundador da Soundcloud, ter afirmado que o fechamento do escritório de Londres nada mais é do que uma pequena parte do plano de reestruturação da empresa. Confira mais detalhes sobre as afirmações de Erich clicando aqui.

Histórico de boatos


A Soundcloud é um serviço que tem sido alvo de boatos sobre fechamento há alguns anos - pelo menos desde 2014, quando ainda não possuía características de rede social de música e se tratava apenas de um serviço de armazenamento e streaming de áudio. A forma como o serviço funcionava era considerada pouco eficaz pois não atendia às necessidades de compartilhamento e proteção de conteúdo de seus usuários e alimentadores naquela época. As melhorias foram surgindo com o passar do tempo e a Soundcloud passou a ser um dos principais e mais populares serviços de compartilhamento de música e áudio da internet, estabelecendo-se como uma ótima fonte de novidades musicais.

Mas como o negócio da música está cada vez mais decadente na era da internet, obviamente as dificuldades cresciam juntamente com a popularidade da Soundcloud. Em 2016 a empresa fechou uma importante parceria com a Universal Music Group, trazendo para dentro da Soundcloud artistas que até então não faziam o perfil do serviço; além disso criou a opção de "plano pago" para aumentar a capacidade de armazenamento de áudio e melhorar a divulgação de usuários com perfil profissional - mas estas iniciativas não foram capazes de promover o serviço da maneira que todos os artistas esperavam e naquele ano ressurgiu o boato de fechamento da Soundcloud, desta vez baseado em um discurso de "necessidade de consertar o modelo de negócio da empresa". Saiba mais sobre esta especulação clicando aqui.

Será que vai fechar mesmo?


A pergunta que não quer calar é: será que a Soundcloud será encerrada definitivamente em 2017? Para afastar os possíveis prejuízos que a crescente onda de boatos poderiam causar para empresa, seus responsáveis se pronunciaram sobre o assunto via Twitter, confira na imagem abaixo:




A empresa negou que encerrará suas atividades em 2017 e afirmou que "vai continuar disponibilizando ferramentas para descobrir, compartilhar e conectar seus usuários com novos sons".

Quem usa e acompanha este serviço há mais tempo sabe que boatos sobre o fechamento da Soundcloud são recorrentes, sempre existiram - e talvez continuem circulando. No entanto, o fato real sobre esse boato é que a empresa continua funcionando normalmente (apesar de ter reduzido sua equipe) e não há nenhuma mudança na sua operação e nos seus termos de uso (pelo menos até agora). Ou seja, por enquanto, tudo continua como está: funcionando normalmente.

Temendo o pior, um grupo de programadores profissionais chamado "The Archive Project" começou uma operação de armazenamento de todo o conteúdo da Soundcloud, com o intuito de manter uma cópia de tudo que está disponível no site da empresa caso ela realmente encerre suas atividades. Este "back up" da Soundcloud já foi feito e pode ser disponibilizado na internet gratuitamente assim que o Soundcloud seja interrompido. Obviamente por se tratar de uma atitude ilegal, a empresa exigiu que a cópia do seu conteúdo seja interrompida imediatamente para evitar problemas com direitos autorais e também para evitar que isso continue alimentando o boato sobre o encerramento de suas atividades. Veja mais detalhes sobre o arquivamento involuntário da Soundcloud clicando aqui.

Opções ao Soundcloud


Ok, a Soundcloud não vai encerrar suas atividades agora. Mas, e se encerrasse? Algumas pessoas já pensam sobre o estrago que a falta da Soundcloud causaria na internet e começam a pensar em alternativas caso este encerramento realmente aconteça. Quais as opções disponíveis para substituir a Soundcloud? Você já pesou sobre isso? Se você pesquisar não encontrará muitas opções, infelizmente... No vídeo abaixo, um usuário da Soundcloud tenta encontrar respostas para estas perguntas, confira:





Você usa o Soundcloud? O que você acha desse boato? Deixe sua opinião nos comentários!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Lançamento: Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"

Far From Everything lança o EP "The Howl of the Winds"   Far  From Everything, um projeto iniciado em 2019 pelo músico e produtor Edmilson Bezerra, em São Paulo (SP), lançou recentemente o EP  "The Howl of the Winds" - um disco de Black Metal com cinco faixas produzido pelo próprio Edmilson (responsável pelas composições, guitarras, baixo, teclado e letras) com a colaboração de Ed Carlos (responsável pelo vocal) . As faixas do EP "The Howl of the Winds" são as seguintes: Under the immortal winds Beyond my existence Full moon night On the other side of the soul The spirits of the vast forests   O EP está disponível tanto em formato digital, inseridos nas maiores plataformas, como também em formato físico, em CDR-PRO Digipack. Você pode conferir o EP "The Howl of the Wind" completo clicando aqui ou no player abaixo.   Contato: instagram.com/_projeto_far_from_everything   Edmilson Bezerra            ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...