Pular para o conteúdo principal

Conhecendo o Ohm Studio

por Mário Megatallica

Primeira versão do software de produção do grupo Ohm Force, o Ohm Studio já conseguiu uma grande façanha: despertar a curiosidade de músicos de todas as partes do mundo. Muitas pessoas já criaram sua conta no site do fabricante para poder participar da "brincadeira" que, na prática, se tornou o maior atrativo deste software até agora. Esta brincadeira é a criação de projetos musicais compartilhados com músicos de diferentes lugares.

O software, após sua instalação, exige um procedimento até então inesperado por qualquer músico/produtor, que é o "login de usuário". Este login, na prática, conecta você ao site do Ohm Studio, onde outros usuários estão logados, possibilitando que todos que estejam online possam conversar e  compartilhar projetos musicais através de um simples clique no botão "Share", localizado no painel de controle do software.


Depois de logar, você passa a estar disponível para um chat com outros usuários e então, depois de trocar umas ideias com outros músicos, há a possibilidade de convidar pessoas para participar de suas gravações - ou ser convidado por alguém para participar de outros projetos. Essa "brincadeira" é chamada pelo fabricante de collaborative music making (composição musical colaborativa).


A composição colaborativa via internet se tornou uma tendência em estúdios com o advento da internet e se popularizou a partir dos anos 2000. O baterista brasileiro Roberto Salaberry foi um dos primeiros artistas brasileiros a aderir a esta forma de composição, lançando três álbuns (que posteriormente foram indicados ao prêmio Grammy Latino) e, na sequência, criando o curso "E-Rec" de produção musical via internet . 

No início, era necessário que cada arquivo do projeto fosse enviado para o músico convidado por meios "alternativos", como por exemplo em CD ou em forma de links de sites de hospedagem de arquivos como o Rapidshare. O que o Ohm Studio está possibilitando agora é que esse contato entre músicos de locais diferentes se torne mais prático e mais rápido - ao alcance de um clique na caixa de diálogo na área de trabalho do software - o que, em pouco tempo, deve se tornar uma nova tendência de mercado. Sim, provavelmente o grupo Ohm Force esteja se tornando pioneiro de uma nova tecnologia, criando ao mesmo tempo uma plataforma de composição musical online e, possivelmente, uma rede social particular voltada exclusivamente para músicos. Mas isso só o tempo poderá dizer...

O certo é que o Ohm Studio promete levar a composição a um novo nível com seu recurso de compartilhamento de projetos e criação musical colaborativa online. Sua primeira versão foi lançada recentemente e está disponível para download gratuito.

Ficou curioso para saber mais sobre este software? Confira o video abaixo ou participe do canal  do Ohm Studio no Youtube.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 programas de gravação de áudio mais populares em estúdio

por Mário Megatallica Programas de gravação de áudio existem vários. No entanto, somente os mais profissionais sobressaem no mercado de produtos para estúdio. E quando se diz "profissional", entenda: software com layout e aparência leves e bem organizados, com barra de ferramenta bem visível e que garanta um atalho às principais funções do programa, com linha de tempo dividida em compassos e segundos, várias ferramentas de edição (sendo as mais utilizadas acessíveis com apenas um clique), instrumentos virtuais diversos, ótimos plugins de efeitos nativos, suporte para plugins VSTs externos (não-nativos), mixer virtual bem visível e de preferência com as mesmas funções de uma mesa de som convencional com opções de saídas e entradas auxiliares, que possua um número ilimitado de canais de áudio e midi, que trabalhe com função "rewire",etc... Ableton Live. Um software de produção de áudio (também conhecido como DAW, do inglês "digital audio workstatio...

Desvendando o braço True Temperament

Esta matéria é fruto de uma conversa com um dos vários amigos que tenho viciados em guitarra. Tudo começou quando ele veio me falar da novidade e da popularização de um tipo de traste muito peculiar por ser torto e que, segundo os seus fabricantes, garante a verdadeira afinação de todas as notas no braço de uma guitarra, seguindo com precisão as "medidas" do chamado sistema musical temperado¹, adotado no ocidente a partir de uma convenção de músicos no séc.XVII. Voltando aos trastes, seu desenho torto e peculiar chamaram atenção na foto da capa da Revista Guitar Player com o guitarrista Matias "IA" Eklundh e o que parecia ter motivos meramente estéticos, na verdade, promete ser uma revolução na tonalidade de sua guitarra. E para conhecer um pouco mais sobre este novo tipo de traste, leia a matéria abaixo, assinada pelo meu amigo Sylvério Araújo. Desvendando o braço True Temperament por Sylvério Araújo* Se você acha estranhos os trastes assimétricos e tortos do ...

Line 6 lança linha POD HD de pedaleiras

A Line 6, famosa fabricante americana de pedaleiras e pedais para guitarra e baixo, lançou sua nova linha de pedaleiras POD. Após o sucesso da POD XT Live, a empresa lança as POD HD300, HD400 e HD500 . A POD HD 500 Line 6, simulador de amplificadores e efeitos de alta definição, possui 16 modelos de amplificadores, mais de 100 efeitos, 128 presets de usuário e 512 presets de fábrica. E mais: • 16 modelos de amplificadores HD  • 100 modelos de efeitos  • 8 efeitos simultâneos  • 128 presets de usuário  • 512 presets de fábrica  • Looper de 48 segundos com controles dedicados  • 12 footswitches de metal  • Entrada auxiliar 1/4"  • Entrada de microfone (com trim)  • Variax Digital Input (VDI)  • Saídas Main 1/4" desbalanceadas (L+R)  • Saída 1/4" estéreo para fones  • Saídas XLR (L+R)  • Saída S/PDIF  • L6 LINK™ Jack  • Stereo FX return  • MIDI I/O (In/Out/Thru)  • Entrada MP3/CD  • Afinador integr...