2011

Boas festas e feliz 2012!


Este é o último post de 2011. Gostaria de agradecer a todos que frequentaram, leram, curtiram, compartilharam e comentaram as matérias, reportagens, entrevistas e resenhas produzidas pelo Audio & Rock n Roll durante este ano, assim como agradecer a todos os votos recebidos durante a votação do concurso Top Blog 2011, no qual o A&RR ficou mais uma vez entre o 100 blogs profissionais de música mais votados do país.

Obrigado a todos os leitores e colaboradores. Tenham boas festas de fim de ano e um ótimo início de ano novo! Espero encontrar vocês por aqui novamente  daqui a quinze dias para iniciar mais um ano de muita informação.

Mário "Megatallica" A.S.B.
Editor-chefe do A&RR.

Metallica divulga video oficial da apresentação de aniversário da banda


O Metallica divulgou um vídeo da primeira entre as quatro apresentações de aniversário no The Filmore, em San Francisco na Califórnia (EUA). Entre os convidados incluíam o ex-baixista do grupo Jason Newsted, Biff Byford do Saxon, banda Apocalyptica, Sean Harris e Brian Tatler (Diamond Head) e o ex-guitarrista do Metal Church, John Marshall.

Confira o video abaixo.



Saiba mais sobre: formatos de arquivo de áudio


por Mário Megatallica

Quem trabalha com áudio está acostumado a lidar com centenas de siglas - muitas delas em inglês. E muitas delas se tornam de uso tão comum no nosso cotidiano que acabam por se tornar uma palavra propriamente dita, sem que percebamos que se tratam de abreviações técnicas relativas à nomes das empresas ou técnicas de programação que as originaram.

Este artigo se propõe a desvendar o que por trás dos nomes das extensões de arquivo de áudio mais comuns no nosso cotidiano. Tais nomes escondem informações interessantes que explicam a origem de cada formato.

Confira.

Formatos mais comuns de arquivo de áudio

WMA
O Windows Media Audio é uma tecnologia de compressão de áudio desenvolvida pela Microsoft para uso no Windows Media Player. A sigla determina tanto o formato de arquivo quanto seus codecs¹. A primeira versão do codec de WMA foi lançado pela empresa em 1999 e é chamado de WMA1, sendo que naquele mesmo ano o algorítimo de compressão do arquivo foi alterado, gerando a segunda versão do codec - o WMA2. A partir de então ganhou novas nomenclaturas de acordo com as novas versões do Windows Media Player. Entretanto, pode ser reproduzido pelo Winamp e outros reprodutores de áudio, com exceção do iTunes, que oferece serviço de codificação de WMA ao AAC. Oferece qualidade de áudio igual ao MP3, porém pode haver limitação em relação à licenciatura por ser proprietário. Vale ressaltar que este formato, assim como o MP3 , é um formato lossy, ou seja, ocorre nele a remoção de certas freqüências e harmônicos / informações em geral contidas no fluxo de áudio original durante a compressão neste formato.


Arquivos WMA não costumam ter um tamanho grande (de 3 a 6Mb, dependendo do tamanho da música), justamente devido à sua compressão e perdas.

MP3
MP3 é uma abreviação de MPEG 1 Layer-3 ou (Mini Player)(camada 3). Trata-se de um padrão de arquivos digitais de áudio estabelecido pelo Moving Picture Experts Group (MPEG), grupo de trabalho de especialistas de Tecnologia da Informação vinculado ao ISO e à CEI. As camadas referem-se ao esquema de compressão de áudio do MPEG-1. Foram projetadas em número de 3, cada uma com finalidades e capacidades diferentes. Enquanto a camada 1, que dá menor compressão, se destina a utilização em ambientes de áudio profissional (estúdios, emissoras de TV, etc) onde o nível de perda de qualidade deve ser mínimo devido à necessidade de reprocessamento, a camada 3 se destina ao áudio que será usado pelo cliente final. Como se espera que esse áudio não sofrerá novos ciclos de processamento, a compressão pode ser menos conservadora e aproveitar melhor as características psicoacústicas do som limitando-se apenas pela qualidade desejada para o ouvido humano. 


O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. O seu bitrate (taxa de bits) é da ordem de kbps(quilobits por segundo), sendo 128 kbps a taxa padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, o tamanho do arquivo passa a ser 1/10 do tamanho original. A taxa de bits pode chegar a até 320 kbps (cerca de 2,3 MB/min. de áudio), gerando a qualidade sonora máxima do formato, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 75%, ou seja, o tamanho do arquivo passa a ser cerca de 1/4 do original. Há também outras taxas intermediárias, como 192 kbps e 256 kbps, cuja escolha depende da relação custo-benefício desejada, onde o tamanho do arquivo pode ser reduzido em detrimento da qualidade/fidelidade do som. Para efeitos de comparação, as músicas de um CD de audio comum possuem uma taxa de amostra de dados de 1411,2 kbps.

O Mp3 é conhecido como a extensão de áudio mais compactada, logo, gera arquivos de tamanho pequeno (em média 3Mb).

Para efeitos de logística, o nascimento do MP3 aconteceu em 1987, em um laboratório do Instituto Fraunhofer, na Alemanha. Nesse local, um grupo de pesquisadores desenvolveu um algoritmo para compressão de áudio chamado Eureka-EU 147. Foi o ponto zero do MP3.

Um ano mais tarde, foi criado o Moving Pictures Experts Group (MPEG), que possiblitou ao grupo de Fraunhofer trabalhar em conjunto com a International Standards Organization (ISO), entidade responsável pelos padrões de qualidade industriais seguidos em todo o mundo.

Assim, diversas tecnologias para codificação de áudio e vídeo foram criadas com base no MPEG. Entre essas criações estava o MPEG Audio Layer 3, o popular MP3.

Mas durante um bom tempo, os arquivos de MP3 não se encontravam de foram organizada na internet. Ainda assim, era necessário que o micro tivesse um software específico para se ouvir as músicas.

O primeiro MP3 player foi criado em 1997, nos laboratórios da Advanced Media Products. Batizado de AMP MP3 Playback Engine, o software foi disponibilizado de forma aberta para quem quisesse pegá-lo. Entre os que adquiriram o software, dois adolescentes chamados Justin Frankel e Dmitry Boldyrev, que acrescentaram uma interface Windows ao programa e criaram o Winamp.

Agora, para efeitos de medalha de honra e mérito, quem realmente colocou o MP3 e todas as suas facilidades no topo maior da cultura pop do século 21, foi um moleque chamada Shawn Fanning.

Com 19 anos, Fanning inventou um programa que facilitava a busca de músicas em MP3 na internet. Esse programa chama-se Napster e pode ser considerado uma das últimas revoluções da história do rock.

WAV
WAV (ou WAVE), forma curta de "waveform" audio format, é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenamento de áudio em PCs.



É uma variação do método de formatação de fluxo de bits RIFF para armazenar dados em blocos (chunks) e também parecido com os formatos IFF e o AIFF usados em computadores Macintosh. Ambos WAVs e AIFFs são compatíveis com os sistemas operacionais Windows e Macintosh. São levadas em conta algumas diferenças nos processadores Intel como a ordem de bytes "little-endian". O formato RIFF age como um "empacotador" (wrapper) para vários codecs de compressão de áudio. É o principal formato usado nos sistemas Windows para áudio simples.

Apesar de um arquivo WAV poder conter áudio compactado, o formato mais comum de WAV contém áudio em formato de modulação de pulsos PCM (pulse-code modulation). O PCM usa um método de armazenamento de áudio não-comprimido (sem perda). Usuários profissionais podem usar o formato WAV para qualidade máxima de áudio. Áudio WAV pode ser editado e manipulado com relativa facilidade usando softwares.

Por ser um formato sem compressão, o WAV ocupa um espaço muito grande de armazenamento, o que pode ser resolvido convertendo o arquivo para outros formatos.

AIFF
O Audio Interchange File Format (AIFF em abreviatura) é o formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple, o Mac OS e em computadores Silicon Graphics. A extensão destes ficheiros pode ser aiff ou aif.

O AIFF é considerado o equivalente da Apple para o Microsoft WAV, e assim como este, também gera arquivos de grandes no disco rígido.

FLAC
FLAC (Free Lossless Audio Codec, que significa Codec Livre de Áudio Sem Perdas em inglês) é um codec de compressão de áudio sem perda de informação. Ao contrário de codecs com perda tais como o MP3 e o Vorbis, ele não remove nenhuma informação do fluxo de áudio, mantendo a qualidade do som.

Josh Coalson é o autor original do FLAC. Em 29 de Janeiro de 2003, Xiphophorus (agora conhecida como fundação Xiph.Org) anunciou a incorporação do FLAC sob sua bandeira juntamente com Vorbis, Ogg, Theora, Speex, e outros.

O FLAC foi criado para um empacotamento eficiente de dados de áudio, diferente de algoritmos gerais de compressão sem perda, como ZIP e gzip. Enquanto um ZIP pode compactar um arquivo de áudio com qualidade de cd em 10% ou 20%, com FLAC pode-se alcançar taxas de compressão de 30% a 50%.

Codecs com perda de dados podem alcançar taxas de 80% ou mais, descartando dados do stream original. O FLAC utiliza predição linear para converter amostras do áudio em uma série de pequenos números não correlatos (o residual), que são armazenados eficientemente com o uso do algoritmo Golomb-Rice. Ele também utiliza codificação run-length para blocos de amostras idênticas, como passagens silenciosas. As vantagens técnicas do FLAC comparado a outros codecs sem perda residem na sua habilidade de streaming e em um rápido tempo de decodificação, que independe do nível de compressão.

AAC
O Advanced Audio Coding é um formato de arquivo de áudio de baixa compressão. Concebido para ser o sucessor do MP3, garante uma qualidade de áudio melhor com as mesmas taxas utilizadas em arquivos Mp3.


Ele suporta taxas de amostragem superiores a 48KHz e para atingir a qualidade de "áudio transparente" precisa de trabalhar em taxas acima de 128Kbits/s.

AAC é também o formato de áudio padrão para iPhone, iPod, iPad, Nintendo DSi, iTunes, DivX Plus Web Player e PlayStation 3.

¹ Codec - são decodificadores de sinal.

Fontes:

Billy Corgan preparando novo álbum do Smashing Pumpkins


Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins, comentou em entrevista estar seguro com o lançamento de Oceania, disco de inéditas da banda. 


O vocalista disse que o álbum, que deverá ser lançado na primeira metade de 2012 (ainda sem data definida), é o primeiro trabalho forte do grupo desde 1995, quando o Smashing Pumpkins colocou nas prateleiras o clássico Mellon Collie & The Infinite Sadness, que contava com faixas como "Zero", "Tonight, Tonight", "Bullet with Butterfly Wings" e "1979".

Saiba mais detalhes do álbum clicando aqui.


Tarja Turunen lança novo projeto musical


A Hellion Records preparou um verdadeiro presente de Natal para todos os fãs brasileiros de Tarja e Nightwish. Já está nas lojas de todo Brasil o primeiro álbum do Harus, projeto de música clássica da ex-vocalista do Nightwish.

Tarja lança CD com a banda erudita Harus.

O Harus representa um retorno às origens para a vocalista finlandesa. Se Tarja Turunen é conhecida por cantar rock/metal com estilo clássico, no Harus a proposta é trazer uma linguagem moderna para a música erudita. Formado por Tarja Turunen (vocais), Kalevi Kiviniemi (teclados), Marzi Nyman (guitarra) e Markku Krohn (percussão), o Harus estreou como grupo no Lahti Organ Festival em 2006 na Finlândia, mas seu primeiro registro só sai agora com In Concert - Live At Sibelius Hall. 

O álbum chega agora ao Brasil em três versões diferentes: CD Digipack nacional, DVD nacional e Blu-Ray + CD importado com preço super especial.

Saiba mais detalhes clicando aqui.


Dave Mustaine cria aplicativo para iPad


Dave Mustaine entrou para o mundo da tecnologia dos games. O líder do Megadeth desenvolveu junto com os criadores do 'Rock Prodigy' um aplicativo que ensinará guitarristas de diferentes níveis técnicos a tocar algumas das canções mais marcantes de sua banda.

"Dave Mustaine: Guitar Prodigy" ensina você a tocar Megadeth.

Disponível para iPad, iPhone e iPod (touch screen), o produto recebeu o nome de 'Dave Mustaine: Guitar Prodigy'. Repleto de interação, os usuários poderão encontrar lições para graus variados de habilidade e ainda um ranking para listar as melhores performances.

Para saber mais detalhes e baixar o aplicativo clique aqui.

Dep. Otavio Leite fala a aprovação da PEC da Música


Confira abaixo o video do pronunciamento do deputado Otávio Leite (PSDB - RJ) na Câmara de Deputados em Brasília sobre a aprovação do seu projeto de isenção de impostos para produtos audiovisuais, conhecido como PEC da Música:



O presidente da Câmara, Marco Maia, entregou ao presidente do Senado, José Sarney, nesta manhã, a PEC da Música, que concede isenção tributária à produção de CDs e DVDs de artistas brasileiros. Sarney prometeu acompanhar a tramitação da proposta no Senado.

Arturia lança novo plugin emulador do Minimoog


Por suas características únicas, possui um som muito quente, excelente para baixos cadenciados e melodias. O plug-in não apenas copia as características originais, mas também oferece novas opções. A versão 2.5 tem suporte para 64-bit VST e Audio Unit, compatibilidade com Pro Tools 9 e barra de ferramentas atualizada.

O clássico sintetizador Minimoog, emulado no novo plugin da Arturia.

Foram adicionados suportes para controles NRPN MIDI, e a forma de onda triangular LFO. As características originais incluem: modo de automação avançada, navegação nos pré-programas, efeitos de chorus e delays em estéreo, e mais de mil pré-programas criados por artistas e sound designers. 

Mais informações em www.arturia.com e www.arturia.com.br.


Adam Audio lança monitor A77X


O modelo é equipado com as mesmas tecnologias avançadas do A7X e é muito parecido com os alto-falantes comuns de duas vias. No entanto, é diferente pelos altos níveis de pressão sonora e dinâmica. Devido as suas características de potência e radiação, também é adequado para monitoração de curta e média distância. 

Monitor A77X promete ser um "divisor de águas" da categoria.

Como todos os modelos da série AX, o A77X apresenta o tweeter X-ART, que possui resposta de frequência estendida até 50kHz e maior eficiência nos níveis máximos de pressão sonora. Os dois woofers de sete polegadas são idênticos aos do A7X. Com suas grandes bobinas e poderosa amplificação, eles são capazes de reproduzir altos níveis de pressão sonora, bem como registros muito graves.

Saiba mais detalhes clicando aqui.


Cakewalk lança Softube Mix Bundle


A Cakewalk lançou o Softube Mix Bundle, uma coleção de ferramentas essenciais para qualquer mixagem, entre elas equalização, compression e reverb.


O kit possui ainda o Pro Channel Modules para usuários do Sonar X1 Producer Expanded e inclui plugins de 32 e 64 bits para as versões Producer, Studio e Essential.


Dimebash 2011 tem elenco divulgado


Nesta quarta-feira (14), acontece na Califórnia mais uma edição do DimeBash. Como de praxe, o evento contará com a presença de diversos convidados especiais para homenagear Dimebag Darrell Abbott, assassinado em dezembro de 2004.

Dimebag Darrel.

A lista dos nomes que marcam presença inclui os guitarristas John 5, Scott Ian, Phil Demmel, Warren DeMartini, Ben Harper, Chris Howorth e Tom Morello. De vocalistas, o público terá Jerry Cantrell, Dave Draiman, Duff McKagan, Serj Tankian, Mike Muir e Sebastian Bach. Além desses, também estão escaladas as participações de James Lomenzo, Brian Tichy, Joey Jordison e as bandas Kill Devil Hill (com Vinnie Appice e Rex Brown) e Dio Disciples (com Rudy Sarzo, Tim Ripper Owens e Glenn Hughes).

O DimeBash 2011 será beneficente e terá como objetivo arrecadar fundos em prol da entidade criada por Ronnie James Dio Stand Up & Shout Cancer Fund.


Metal Open Air confirma presença do Exodus


A Negri Concerts, em parceria com a CKConcerts e Lamparina Produções anunciam mais um nome confirmado para o Metal Open Air: agora é a vez do Exodus, um dos ícones do thrash metal dos anos 80.


Outras nove atrações já foram confirmadas: os norte-americanos do Anthrax prometem fechar um dos dias do festival em grande estilo, com a volta de Joey Belladonna nos vocais, Blind Guardian, Grave Digger, Obituary, além das nacionais Andre Matos, Torture Squad, Drowned, Attomica e Terra Prima.

Saiba mais detalhes clicando aqui.


Metallica e Dave Mustaine no mesmo palco em show comemorativo


O último show do Metallica no Fillmore em São Francisco - CA no sábado (10/12) foi sem dúvida uma apresentação histórica, principalmente para os amantes de Thrash Metal. 

Na ocasião, James Hetfield convidou ao palco para tocar com o Metallica ninguém menos que um dos seus membros fundadores mais polêmicos: Dave Mustaine. Ao entrar em cena, Mustaine foi cumprimentado por todos da banda e teve seu nome gritado pela platéia (formada por fãs do Metallica).

Dave Mustaine fez participação especial no show tocando músicas de sua autoria do primeiro álbum do Metallica, Kill ´em All, e mostrou que ainda está em boa forma técnica executando todas em alta velocidade!

Se juntaram à banda também o primeiro baixista da banda, Ronald Mcgovney, e posteriormente, seus "padrinhos musicais" do Black Sabbath, Ozzy e Geezer Buttler, com os quais o Metallica executou "Sabbra Cadabra", "A National Acrobat", "Iron Man" e "Paranoid".

Confira alguns videos desta apresentação histórica logo abaixo.

Mais duas músicas inéditas do Metallica são divulgadas


Fechando a semana comemorativa dos trinta anos do Metallica, foram divulgadas mais duas músicas inéditas da banda: "Hell and Back" e "Rebel of Babylon".

As duas faixas, assim como "Hate Train" e "Just a Bullet Away" são faixas que ficaram de fora do álbum Death Magnetic (2008) e devem ser lançadas oficialmente em um EP chamado Beyond Magnetic em breve.

Confira "Hell and Back" e "Rebel Babylon" logo abaixo.


Akai lança interface EIE Pro


A Akai lançou a interface de áudio EIE Pro.

Com conexão USB, a EIE é destinada a aplicações profissionais. Possui 4 entradas - com conectores combo - e 4 saídas de áudio (4X4) , trabalha com 24 bits de resolução e taxas de amostragem até 96KHz, é compatível com qualquer DAW, possui alimentação de 48V, trabalha com Midi e pode ser utilizada tanto em PC quanto em Mac.

Saiba mais detalhes sobre a EIE Pro no vídeo abaixo.




Celemony lança a segunda versão do Melodyne


A Celemony lançou o Melodyne Editor 2.0.

A segunda versão tornou este software mais musical, capaz de editar com mais profundidade. Ferramentas para trabalhar melhor com o tempo, escalas, função Rewire e atalhos nos teclados são algumas das novidades desta versão.

Clique aqui para conferir mais detalhes e baixar uma versão de teste. Confira um video demonstrativo do Melodyne Editor 2.0 logo abaixo.


Jimi Hendrix ganhará parque temático em 2012


Jimi Hendrix ganhará um parque temático na cidade onde nasceu, Seattle, nos Estados Unidos. O projeto, batizado Jimi Hendrix Park, está em andamento e deve ficar pronto em 2012, ano em que o lendário guitarrista e vocalista completaria 70 anos de idade.


A iniciativa tem como principal figura Janie Hendrix, irmã de Jimi e responsável pela empresa que cuida do legado do astro, morto em setembro de 1970.

Saiba mais detalhes e veja um mapa do parque clicando aqui.


Outra música inédita do Metallica foi divulgada


No dia 07/12/11 foi divulgada a música "Hate Train" como sendo uma "sobra de estúdio" das gravações de Death Magnetic, pegando todos os fãs da banda de surpresa. 

Hoje, outra música inédita do Metallica virou assunto na internet. "Just A Bullet Away" foi divulgada no Youtube e parece ser, como "Hate Train", uma sobra de estúdio - porém, bem mais pesada. A banda estaria preparando o lançamento de um EP - Beyond Magnetic - com as duas músicas. Confira "Just A Bullet Away" abaixo.


Teenage Lobotomy no Bolshoi Pub


A banda Teenage Lobotomy, que faz cover de Ramones, tocará no Bolshoi Pub em Goiânia no dia 15/12/11.


Eles não são chamados de a melhor banda cover dos Ramones no Brasil à toa. A caracterização visual e a presença de palco são minuciosamente estudadas. Mas não é só isso. O repertório é completo. Todas as músicas consagradas pelos Ramones ao vivo estão incluídas no show. O Teenage Lobotomy participou, recentemente, do primeiro cruzeiro do rock no Brasil, com dois shows em alto mar, na companhia de Sepultura, Joe Lynn Turner e Jeff Scott Sotto. 

Saiba mais detalhes sobre a apresentação clicando aqui.


Soulfly preparando novo álbum


O Soulfly divulgou o nome de seu novo álbum de estúdio. O título definido pela banda é Enslaved e tem previsão de lançamento para 13 de março pela gravadora Roadrunner. 

Soulfly preparando novo álbum para 2012.

A banda gravou 14 músicas sendo que apenas 11 delas vão para a versão regular do disco:
  1. Resistance
  2. World Scum
  3. Intervention
  4. Gladiator
  5. Legions
  6. American Steel
  7. Redemption Of Man By God
  8. Treachery
  9. Plata O Plomo
  10. Revengeance
  11. Chains
  12. Slave
  13. Bastards
  14. Soulfly VIII


Line 6 lança a POD HD Pro


Sua coleção inclui alguns dos melhores amplificadores vintage, modernos e customizados inspirados e nos melhores fabricantes. Ele tem flexibilidade adequada para qualquer cenário e pode ser otimizado para ser executado através de um amplificador DT-series, PA, ou qualquer tipo de falante.

Nova POD HD Pro: padrão rack.

O POD HD Pro conta com uma coleção enorme de mais de 100 efeitos M-class, incluindo uma incrível seleção clássica de delays, reverbs, moduladores, efeitos de pitch, overdrives, filtros e muito mais. Para aproveitar ao máximo esta coleção, o guitarrista pode encadear até oito efeitos simultâneos e ajustar os parâmetros de acordo com seu gosto.

Clique aqui para saber mais detalhes.


Timmo Tolkki anuncia aposentadoria musical


Uma das principais figuras do heavy metal finlandês, Timo Tolkki, anunciou que "vai dar um tempo" da cena musical. O guitarrista publicou na sexta-feira (2/12) uma extensa nota em sua página no Facebook contando suas razões.

Timmo Tolkki anunciou sua "aposentadoria" após turnê frustrada.

"Tomei a decisão de dar um tempo da música e me concentrar em alguma outra coisa", diz no texto. "Comecei a dar aulas de guitarra novamente. Estou tirando um monte de fotos. Em outras palavras, vivendo uma vida completamente normal".

De modo geral, Tolkki está desiludido com as perspectivas para a própria carreira. Durante a produção do disco de estreia ('In Paradisum') de sua atual banda, o Symfonia (da qual faz parte o ex-Angra André Matos), problemas internos o fizeram se questionar sobre o projeto: "Comecei realmente a pensar que isso não iria funcionar". Entretanto, pelo que o guitarrista contou, a turnê em junho passado no Brasil foi a chamada gota d'água para tal decisão. "Foi a pior e a mais penosa turnê que já fiz em minha carreira", disparou.

Clique aqui para ler a notícia completa.


Gibson compra a Stanton e passa a disputar o mercado de áudio


A Gibson, uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais do mundo, comprou recentemente o Stanton Group, que gerenciava marcas como Cerwin Vega!, KRK Systems e Stanton DJ.


Com esta aquisição, a Gibson passa a disputar o mercado de áudio profissional para estúdios e DJs. E para isso, já criou uma divisão chamada Gibson Pro Audio, com foco no segmento de áudio profissional.

Os dirigentes da Gibson acreditam que com a nova divisão a empresa passará a atingir um número maior de consumidores com seus novos produtos.


Vocalista Carlos Zema tocando com Metal Mike


Confira abaixo um video com o vocalista goiano Carlos Zema (ex-Heavens Guardian, Vougan, Outworld) - considerado um dos dez maiores vocalistas de Metal do Brasil na última década - tocando com o guitarrista Metal Mike (Halford) a música "American Metalhead".


Clique aqui para saber mais sobre o trabalho de Carlos Zema com Metal Mike.

STP preparando relançamento do álbum Core


O seminal primeiro lançamento do Stone Temple Pilots, Core, vendeu oito milhões de cópias e deu vida a hits do rádio como "Sex Type Thing", "Plush" e "Creep". Agora, com o aniversário de 20 anos de seu debut se aproximando, a banda está se preparando para uma celebração.


Apesar de nenhum plano ter sido confirmado ainda, o guitarrista Dean De Leo está cheio de idéias para a ocasião. "O que gostaria de ver acontecer é a banda viajar e fazer mais shows íntimos – nesses teatros realmente adoráveis em todo o país", DeLeo diz à Rolling Stone EUA. "Shows menores, tocar o primeiro disco na íntegra, e depois, talvez, aceitar pedidos.”

Leia mais clicando aqui.


Anthrax confirmado no Metal Open Air


A Negri Concerts, em parceria com a CKConcerts e Lamparina Produções anuncia o primeiro grande headliner do METAL OPEN AIR: os norte-americanos do Anthrax.

Anthrax: confirmado no Metal Open Air 2012 em São Luis - MA.

Outras cinco atrações já foram confirmadas: as bandas alemãs Blind Guardian e Grave Digger, além das nacionais Drowned (MG), Attomica (SP) e Terra Prima (PE). Os headliners e outras bandas nacionais e internacionais participantes do METAL OPEN AIR serão anunciados em breve.

SERVIÇO – METAL OPEN AIR
Data: 20, 21 e 22 de abril
Abertura dos Portões: 09h
Início dos Shows: 13h
Local: Parque Independência
Endereço: Bairro São Cristóvão – CEP: 65055-420 - São Luís – Maranhão
Informações: www.metalopenair.com
Classificação Etária: 14 anos

INGRESSOS ANTECIPADOS PROMOCIONAIS
Passaporte Pista 1º Lote - R$ 350
Passaporte Camarote + MG Area - R$ 850
Passaporte Camping: R$ 100 por pessoa

Saiba mais detalhes clicando aqui.

Projeto Arena estreiará no festival Detona Rock


O projeto idealizado pelos músicos e produtores Thiago Bianchi (Shaman) e Tito Falaschi (Illustria), finalmente estreará nos palcos em uma apresentação marcada para o dia 18 de dezembro no festival “Detona Rock” na cidade de Itú, interior de São Paulo. O show acontecerá no mesmo dia da apresentação da banda Almah no evento. 

Após um hiato de quase 11 anos na produção do disco, os fãs terão essa grande oportunidade de conferir o que vem por ai no primeiro álbum do Arena, “Brazilian Solaris”, que contou com a participação de diversos músicos e grandes nomes do metal nacional.

Esse show será um aquecimento para o lançamento do álbum no início de 2012 e de sua respectiva turnê mundial. Arena atualmente conta com a seguinte formação: Thiago Bianchi vocal (Shaman), Fernando Quesada no baixo (Shaman), Gabriel Triani na bateria (Tempestt/Wizards), Vandré Nascimento na guitarra (Mad Gator), Junior Carelli nos teclados (Banda Viva a Noite) e Guga Machado na percussão (Cássia Eller).

Local: Espaço Túnel
Data: 18 de dezembro (domingo)
Endereço: Praça Dom Pedro I, 136, Centro, Itu/São Paulo
Horário: 14h00
Valor: R$25,00 (apenas para o domingo)
Informações: 11 8404-5491

Projeto Lulu lança clipe de The View


Lou Reed e Metallica têm agendado para este sábado (3/12) o lançamento do primeiro videoclipe de seu projeto em conjunto. Gravado na Califórnia sob a direção de Darren Aronofsky, 'The View' será disponibilizada com exclusividade no site IFC.com.

A experiência foi descrita por Lars Ulrich como estar "vivendo o sonho". Ele disse em uma nota: "Como se fazer um disco com Lou Reed não bastasse, agora pude fazer um vídeo com Darren Aronofsky, que tem estado entre os meus cineastas preferidos desde seu primeiro filme, 'Pi'. Isso está se tornando um capítulo monumental na saga corrente intitulada 'Lars Ulrich... Vivendo o Sonho!!!'".

A canção faz parte do disco que a parceria entre Lou Reed e Metallica rendeu, Lulu, que saiu no final de outubro. O material foi inspirado nas peças do escritor expressionista alemão Frank Wedekind, 'As Peças de Lulu'.

Saiba mais detalhes clicando aqui.


Caliban preparando novo álbum


Caliban, I Am Nemesis.

A banda alemã de metalcore Caliban está preparando um novo álbum de estúdio, que deve ser lançado em fevereiro de 2012. O álbum se chama I Am Nemesis. Confira abaixo as suas músicas:

01. We Are The Many
02. The Bogeyman
03. Memorial
04. No Tomorrow
05. Edge Of Black
06. Davy Jones
07. Deadly Dream
08. Open Letter
09. Dein R3.ich
10. Broadcast To Damnation
11. This Oath
12. Modern Warfare


Lollapalooza confirma mais bandas


Foram confirmadas Killer on the Dancefloor (projeto eletrônico), King of Swingers (dos DJs Mau Mau e Renato Ratier), Ritmo Machine, Daniel Belleza e os Corações em Fúria e Black Drawing Chalks.

A banda goianiense Black Drawing Chalks: confirmada no Lollapalooza.

Além de anunciar os últimos nomes, o site do Lollapalooza Brasil foi reformado e agora, com a programação completa, permite organizar cronogramas dos shows e criar line-ups personalizados.

As vendas dos ingressos para a primeira edição do Lollapalooza Brasil (que acontece nos dias 7 e 8 de abril, no Jockey Club em São Paulo) começa na próxima segunda, 5, conforme informou a organização do evento. A pré-venda das entradas aconteceu no último dia 21, e 20% do total de entradas para o evento, que espera 70 mil pessoas por dia, foram vendidos em menos de 48 horas.

Leia mais clicando aqui.


Metal beneficente no Blackmore Bar


Na próxima quarta-feira (07/12) alguns músicos que costumam realizar a chamada "Quinta Dos Infernos" no Blackmore Rock Bar (SP) se unirão (excepcionalmente na "Quarta dos Infernos") para realizar a última reunião do projeto no ano. 

Além de apresentar covers de Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Ozzy, Sabbath, Purple, Kiss, Led Zeppelin, Queensrÿche e outros, e se divertir no palco, os músicos recolherão brinquedos em bom estado para serem doados para uma entidade assistencial que cuida de crianças carentes. 

O 'Quarta dos Infernos' especial começa às 21h em ponto e já tem confirmadas as presenças de Paulo Anhaia (Monster), Gilberto Bressan Jr, Leonardo Brito (Ancesttral), Renato Canonico (Ancesttral, Goatlove), Amilcar Christófaro (Torture Squad), entre outros.

Saiba mais detalhes clicando aqui.


Paul Bostaph fora do Testament


O vocalista do Testament, Chuck Billy, confirmou em entrevista a revista Terrorizer que o baterista Paul Bostaph saiu do grupo após decidir se dedicar a outros projetos. 

Paul Bostaph.

Paul Bostaph não fez parte das gravações do novo álbum The Dark Roots Of Earth, que será lançado no dia 27 de abril, devido a problemas de saúde. O baterista Gene Hoglan (Fear Factory) fez as gravações e tocou em alguns shows na América do Norte com o Testament.

A banda pretende anunciar o substituto em breve.


Gravadora lançará álbum ao vivo do Death


A Relapse Records lançará em breve um álbum chamado Vivus com duas apresentações ao vivo da banda Death, do finado Chuck Schuldiner. Os shows aconteceram nos EUA (Whisky a Go Go) e na Holanda (Dynamo Open Air).

Chuck Schuldiner, ex-líder do Death.

Confira a lista das músicas do álbum:

Disc 1 - Live In Hollywood (1998)

01. The Philosopher
02. Spirit Crusher
03. Trapped In A Corner
04. Scavenger Of Human Sorrow
05. Crystal Mountain
06. Flesh And The Power It Holds
07. Zero Tolerance
08. Zombie Ritual
09. Suicide Machine
10. Together As One
11. Empty Words
12. Symbolic
13. Pull The Plug

Disc 2 - Live In Eindhoven (1998)

01. The Philosopher
02. Trapped In A Corner
03. Crystal Mountain
04. Suicide Machine
05. Together As One
06. Zero Tolerance
07. Lack Of Comprehension
08. Flesh And The Power It Holds
09. Flattening Of Emotions
10. Spirit Crusher
11. Pull The Plug


Metal SP Festival no Blackmore Bar


1º METAL SP FESTIVAL 
Data: 18/12/2011 
Horário: 16:00

Mestres do Metal 80's + Música Independente + Garotas Tatuadas! O melhor do estilo anos 80, dia 18 de dezembro, 16:00 pontualmente, no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP.

Atrações:

Juntas em São Paulo, depois de 26 anos!
VULCANO – lançando seu novo CD “Drowning in Blood"
SALÁRIO MÍNIMO – tocando clássicos como Beijo Fatal, Cabeça Metal e muito mais.

“As bandas Vulcano e Salário mínimo estiveram reunidas em um festival realizado em 1985 no Ginásio do Santos Futebol Clube, onde participaram Salário Mínimo, Vulcano, Santuário, Inocentes, Chave do Sol e Eclipse.”

e ainda:

SELVAGERIA
BLASTHRASH
BEYOND THE GRAVE
MARTÍRIA

Atrações Extras: (Nos intervalos)

Sorteios de baldes de cerveja e whisky
Performances artísticas com as "Garotas Tatuadas" da produtora Xplastic, Chris Lima e Mayanna Rodrigues (Fetish Dolls/Xplastic)
Distribuição de brindes exclusivos

INGRESSOS
antecipados R$ 20,00 / no local R$ 25,00

Pontos de Venda:
- Die Hard - Galeria do Rock , Av.São João, 439 - 2º andar - Loja 312
- Blackmore Rock Bar - de sexta a domingo
- Com bandas de abertura participantes - sob consulta

Local: Blackmore Rock Bar, Alameda dos Maracatins, 1.317, Moema, São Paulo, SP


PEC da Música aprovada em primeiro turno


O Plenário aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, a PEC 98/07, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) e outros, que concede imunidade tributária a CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. A matéria precisa ser votada ainda em segundo turno.


De acordo com o substitutivo da comissão especial, aprovado por 395 votos a 21, contarão com imunidade os CDs e DVDs produzidos no Brasil com obras musicais ou lítero-musicais de autores brasileiros. Também não pagarão impostos as obras em geral interpretadas por artistas brasileiros e as mídias ou os arquivos digitais que as contenham.

Para Otavio Leite, há muito tempo o Brasil deve incentivos à música brasileira. “Esse projeto não afeta a Zona Franca de Manaus porque as fábricas de CDs que se instalarem em outros estados para fazer a replicação dessa mídia não contarão com a imunidade, o que preservará os produtores da zona franca”, afirmou.

Dep. Otávio Leite, autor da Pec da Música.
Contra a PEC, o deputado Henrique Oliveira (PR-AM) argumentou que a proposta enfraquece a economia do estado de Amazonas e da região, o que provocará demissões. “Essa medida não irá diminuir o preço final ao consumidor e não combaterá a pirataria”, disse.

A exceção à imunidade é a etapa de replicação industrial de CDs e DVDs, que continuará a sofrer tributação normalmente. A regra pretende preservar a competição de outros estados com a Zona Franca de Manaus (ZFM), que já conta com isenções tributárias.

Essa parte foi mantida no texto com o voto de 342 deputados contra 51 a favor do destaque do PDT que pretendia retirar esse trecho da PEC. Ao defender o destaque, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) argumentou que a reprodução industrial não constitui a maior parte do preço da obra final. “Com esse destaque procuramos proteger a arte e os artistas em todos os estados, porque o que encarece o CD são os direitos autorais e outros encargos que incidem sobre a obra final”, disse.

Já o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), considerou a regra um equilíbrio entre o incentivo à música e a preservação das indústrias da zona franca. “Votamos com a tranquilidade de beneficiar os artistas brasileiros e preservando os empregos da Zona Franca de Manaus”, afirmou.


Fonte: Assessoria do Deputado Federal Otavio Leite / RJ

Waves lança equalizador H-EQ


O H-EQ é um equalizador híbrido excepcionalmente poderoso com oito diferentes tipos de filtro por banda. O mesmo plug-in contem equalizadores modernos e vintage inspirados pelos melhores consoles britânicos e americanos. Sua interface gráfica intuitiva permite a escolha de frequências clicando em notas, enquanto o analisador de espectro em tempo real oferece múltiplas opções de exibição. O exclusivo MS Mode permite a aplicação de diferentes equalizações para conteúdos produzidos em Mid e Side.


Seu conjunto de filtros é comporto pelo US Vintage, UK Vintage 1 e 2, US Modern, UK Modern, Digital 1 e 2, além do recém desenvolvido filtro assimétrico de sino. O H-EQ trabalha com resolução de 24bit/96kHz, componentes mono e estéreo, suporte para tecnologias TDM, RTAS, Audio Suite, VST e AU, e é ainda compatível com sistemas PC e Mac.

Clique aqui para ler a notícia completa.


Prominy lança o plugin V-Metal


O V-Metal é um plugin de guitarra virtual desenhado para capturar o seu som como o de uma ESP Alexi Blacky com captadores EMG humbucker. O plugin tem aproximadamente 19Gb e 26.000 amostras de áudio.


Características:
  • com o V-Metal, tecladistas podem executar músicas com efeitos e técnicas de guitarra;
  • som de microfonia;
  • técnicas executáveis: legatos de slide, hammer-on, pull-off e tremolo;
  • acordes com som real;
  • amostras com afinações graves (D, C#, C);
  • capta o som original da guitarra;
  • inclui o software Kontact Player 5.

O V-Metal pode ser adquirido pelo site da Prominy.




XT Software libera atualização do Energy XT 2.5


A XT Software liberou mais uma atualização do seu programa de produção musical Energy XT - v2.5.4.


Entre as principais mudanças estão:
  • adição de 400 loops de bateria e 32 instrumentos virtuais do grupo Loopmasters;
  • suporte para frações de tempo;
  • arrastar samples da audio pool diretamente para o sequenciador;
  • aviso de "Disco Cheio";
  • conserto de bugs;
  • e muito mais...

Obtenha mais detalhes no site da XT Software.


Bandas femininas: tabu no Metal?


Apesar de que a maioria das pessoas afirma que o Orkut já "morreu" (algumas até já cancelaram suas contas nesse site) depois da popularização do Facebook, a verdade é que as suas comunidades ainda são um dos poucos atrativos - e diferenciais - em relação a outros sites. E foi numa comunidade que começou a ideia desta postagem.

No Orkut conheci uma comunidade chamada "Mulheres no Metal". Nome interessante e instigante... e logo fui participar para poder conhecer seu conteúdo. Convite aceito e então a surpresa: poucos tópicos haviam sido abertos, apesar do número razoável de participantes. Então resolvi criar um para iniciar uma discussão com as "mulheres do metal" dessa comunidade. E não foi qualquer tópico não! Aliás, nem eu imaginava o quanto esse tópico poderia gerar de discussões no meio Metal. Enfim... abri um tópico chamado "Tabu no Metal?" em que perguntei o(s) motivo(s) que explique(m) o fato de bandas exclusivamente femininas não progredirem no meio musical do Heavy Metal. Por que até hoje, depois de 40 anos de história do Metal, não vemos nenhuma banda constituída somente por garotas seguir uma carreira sólida?

Comunidade do Orkut "Mulheres no Metal".

Até agora poucas garotas responderam essa pergunta - infelizmente. Entretanto, as poucas respostas já apontam indícios interessantes para explicar esse fato tão intrigante. Entre elas, uma me chamou mais atenção: a da headbanger Larissa Hvenegärd. Seu comentário foi, na verdade, um relato bastante pessoal de sua experiência de vida dentro do chamado "estilo de vida Metal", no qual ela fala sobre o preconceito, a discriminação, a indiferença, e tantas outras situações que ela sentiu na própria pele desde que começou a ouvir (e viver) o Heavy Metal.

Confira abaixo como ela respondeu a pergunta que fiz naquele tópico:

"As mulheres do metal - estou me referindo às ouvintes, não às mulheres de bandas - sempre são rotuladas e tratadas com preconceito, até mesmo pelos próprios homens do metal.

Monika Pederssen
Eu mesma vivencio isso ao extremo, pois sou do Metal desde a infância por influência dos pais, e deste modo sempre fui solitária e tratada como esquisita, como anormal, e até como marginal.

Para ilustrar, no meu novo emprego, há uma semana, nunca sofri tanto preconceito e fui tão agredida psicologicamente em tão pouco tempo, já que eu trabalho no ramo Jurídico. As pessoas me perguntam se eu uso drogas, me criticam e me olham com deboche e jogam indiretas, e estou sempre fadada ao isolamento social forçado - nem que eu queira, eu consigo preservar uma amizade por mais de uma semana.

Para se ter uma ideia, aconteceu de desaparecer um celular no Toilette, e apenas a minha equipe de meras nove pessoas foi convocada a uma reunião de feedback, dentre as mais de duzentas pessoas que não foram questionadas. Os supervisores sempre me chamam atenção de maneira agressiva, sempre questionam duramente diante de todos quando eu não consigo atingir algum resultado, sempre me vigiam, as câmeras me seguem por onde eu ando, e por tantos motivos eu acabei sendo exposta ao ridículo em tão pouco tempo, como se eu fosse uma anarquista rebelde. (escuso o desabafo)

Entretanto, devo ressaltar que algumas mulheres do metal apelam muito para comportamentos clichês, não perdem tempo desenvolvendo personalidade e um estilo próprio de ser. Algumas apelam para uma sensualidade desnecessária, são excessivamente sexualizadas e se esquecem do essencial, que é sentir a música e entender a música como algo que move pensamentos.

Simone Simons
O metal é um gênero musical contra futilidade, contra alienação - é um gênero portanto politizado, que nos aguça a atenção à sociedade e nos estimula a ver o mundo de maneira realista, e nos volta à mera condição de humanos e responsáveis por nossos atos.

Deve-se ressaltar que o tabu feminino no Rock em geral se deve à época das groupies, época em que as mulheres ainda não tinham se emancipado, e elas acabavam por se infiltrar na contra-cultura de maneira negativa.

Devo ressaltar também que a mídia (apesar de ser clichê falar dela, embora seja indispensável), contribui muito para a marginalização dos apreciadores de metal, exatamente pelo mesmo ser um gênero politizado, e por vezes militante.... É desnecessário citar os podres que estão à nossa volta...

As mulheres devem deixar de lado a preocupação excessiva em se adequar aos clichês. Mesmo que a sociedade nos pressione, e mesmo que estejamos sofrendo agressão de pessoas cada vez mais intolerantes, ainda há tempo e razão de provarmos o contrário do que pensam de nós."

Angela Gossow
A questão do papel feminino no Metal foi abordada por Sam Dunn em seu documentário de 2005, "Metal: a headbanger´s journey", no qual, apesar da profundidade de suas questões, foi possível perceber a superficialidade das respostas obtidas por "groupies" e ex-integrantes de bandas femininas. Parece mesmo que estamos diante de um tabu!

E como explicar o sucesso de bandas como Girlschool e musicistas como Joan Jett? Ou o sucesso de mulheres como Angela Gossow (vocalista, Arch Enemy), Monika Pederssen (vocalista, Sirenia) e Simone Simons (vocalista, Epica), que são casos de "sucesso solitário", pois são as únicas mulheres em suas bandas?

O que você leu acima é só uma amostra da discussão que este tema - "Mulheres no Metal" - pode gerar. Qual o papel delas nesse estilo? Por que suas bandas não prosperam? Elas são valorizadas como realmente deveriam ser? Essas e muitas outras perguntas vão surgindo em nossas mentes enquanto conversamos sobre isso com alguém. E as respostas para essas questões são cruciais para pelo menos tentarmos entender  relação das mulheres com esse estilo - e com os homens que o criaram e o apóiam.

Acho  que é hora de discutirmos essa relação!

G3 confirma shows para 2012


O G3 anunciou as primeiras datas de sua próxima turnê, a qual acontecerá no primeiro semestre de 2012. O projeto encabeçado por Joe Satriani também confirmou sua nova encarnação. Além dele, estarão na jornada guitarrística ninguém menos que Steve Lukather e Steve Vai.

Joe Satriani retoma o projeto G3 em 2012.

Oito apresentações entre março e abril foram divulgadas, sendo duas na Nova Zelândia e as demais na Austrália. Assim como das outras vezes, os espetáculos terão performances individuais seguidas de uma jam com o trio dividindo o palco. No total, as noitadas proporcionarão ao público duas horas e meia de som.


Workshow com vocalista Thiago Bianchi e bandas convidadas


O produtor musical e vocalista das bandas Shaman, Karma e Arena, Thiago Bianchi, estará no dia 17 de dezembro ministrando um mega Workshow em São Paulo. Com toda sua experiência em produção musical o frontman mostrará técnicas apuradas de canto e interpretação ao vivo, com uma abordagem original e atual aos músicos de diversos estilos musicais. A noite ainda contará com a apresentação de várias bandas, entre elas: Gettin’Hot, Cross Bones, Lybrian, Opus Hell e War Toxic.


Endereço: Avenida Brasil, 1165 – Centro – Ferraz de Vasconcelos – SP (Próx. Ao Viad. Ayrton Senna)
Data: 17 de Dezembro
Horário: 22 Horas
Ingressos antecipados: 1° lote R$ 10,00 / 2° lote R$ 12,00
Reservas e informações: rockdrink@hotmail.com
Telef.: (11) 8566-4484 / 8726-2388
Pontos de venda: TK Lan House, Talentu’s Inst. Musical, Loja Kle Kle

Harmonia Combinatorial: conceitos e técnicas para composição e improvisação


A ideia básica do livro Harmonia Combinatorial é a de um catálogo de possibilidades. A obra não trata de estilos específicos e o estudante aproveitará o livro à medida em que sentir a necessidade de aplicar, em sua própria música, algumas das ideias nele apresentadas.

Como guitarrista, há mais de vinte e cinco anos, sempre me interessei em como poderia usar este material no meu instrumento. Atualmente, há uma tendência muito grande dos improvisadores no emprego de fraseado interválico baseado em combinações específicas de sons, modos de transposição limitada e outras técnicas como hexatônicos (combinações de seis sons). 

Durante a elaboração deste material foram mapeados todos os conjuntos de três e quatro sons com seus possíveis usos como função harmônica. Além disso, esse mapeamento inclui diagramas no braço da guitarra ou violão e exercícios práticos de memorização desses padrões. Tratei também de tornar mais próxima a abordagem árida da teoria de conjuntos aplicada à música, trazendo formas mais "amigáveis" de denominar os conjuntos de sons (usando tipologias de acordes).

Livro Harmonia Combinatorial, de Julio Herrlein.
A quem este livro se destina?

ARRANJADORES:
Cada conjunto de quatro sons possui 24 aberturas ou posições (voicings) diferentes, totalizando 798 acordes diferentes, incluindo a aplicação funcional para cada caso. Na dúvida de como distribuir ou "abrir" um mesmo acorde de quatro sons para um quarteto de cordas ou de metais, o arranjador pode consultar as possibilidades do respectivo acorde.

GUITARRISTAS e VIOLONISTAS:
Para as 798 possibilidades de acordes de quatro sons e para as mais de 100 possibilidades de aberturas dos conjuntos de três sons, o guitarrista ou violonista encontrará também um diagrama para cada abertura de cada conjunto (24 aberturas para cada conjunto de quatro sons), além de um diagrama geral com a distribuição geométrica de cada conjunto no braço do instrumento. Contrabaixistas podem usar as quatro cordas graves dos diagramas para visualizar as notas no contrabaixo de quatro cordas.

COMPOSITORES
Compositores interessados em ter um compêndio "amigável" sobre teoria de conjuntos aplicada à música poderão encontrar aqui uma referência útil. Além disso, a correspondência dos conjuntos com a harmonia funcional tradicional é apresentada.

COMPOSITORES (NÃO GUITARRISTAS)
Compositores que não tocam violão ou guitarra poderão usar este livro como um guia para visualizar a distribuição de cada conjunto de sons no braço do instrumento, facilitando enormemente o trabalho de encontrar as digitações mais idiomáticas.

IMPROVISADORES
Os conjuntos hexatônicos (com seis notas) são plenamente explorados neste livro. Todas as combinações possíveis de hexatônicos são empregadas tanto em forma melódica quanto na condução de vozes combinatorial entre tricordes, um conceito bastante inovador na literatura. Esse grande manancial de ideias pode ser aproveitado para a composição e também para a improvisação.

ESTUDANTES DE HARMONIA E ANÁLISE
Este livro apresenta uma teoria da harmonia, com relações entre acordes e escalas, sugerindo a função harmônica em cada um dos 35 acordes de quatro sons (isto é, todos os conjuntos de quatro sons que não contêm o tricorde 3-1) dentro de uma mesma tonalidade, tornando possível o entendimento e análise cordal, gradual e funcional de todas essas estruturas. Cada acorde possui uma lista de possibilidades funcionais em que pode ser empregado. O capítulo 3 com os 18 tricordes também é organizado dessa mesma forma.

Contato para compra:  freenote@freenote.com.br / 11-3085 4690