A nova especulação sobre o fechamento da Soundcloud

O alerta vermelho soou mais uma vez na internet e o motivo foi o novo boato sobre o fechamento do serviço de música Soundcloud. Será que desta vez as especulações estão corretas e seremos testemunhas da morte de mais uma rede social de música?

por Mário Megatallica

O mais novo boato sobre o fechamento da Soundcloud surgiu precisamente no dia 14 de julho de 2017 e, obviamente, deixou todos os usuários do serviço bastante aflitos - principalmente quem usa o serviço de forma gratuita. Neste grupo (que corresponde à grande maioria dos usuários da Soundcloud), estão incluídos uma enorme parcela de bandas independentes, que alimentam o site com centenas de músicas diariamente e apostam nas ferramentas de compartilhamento deste serviço para se popularizarem na internet. Mas o que aconteceu em 14 de julho? Qual foi o fato que gerou o boato sobre o possível fechamento da Soundcloud?



Pesquisando um pouco sobre esse assunto, descobri que no primeiro quadrimestre de 2017 os diretores da Soundcloud estavam intencionados a fazer uma grande demissão de funcionários, fechando alguns de seus escritórios ao redor do mundo. E assim foi feito. A Soundcloud fechou dois de seus quatro escritórios e encerrou suas atividades em San Francisco (EUA) e Londres (ING), restando somente os escritórios de Berlin (ALE) e Nova York (EUA). Isso poderia ser encarado somente como um necessário projeto de reestruturação da empresa (algo comum em períodos de crise) - mas não foi. A decisão de fechar o escritório de Londres, que até então era tido como o mais importante da empresa fora da Alemanha, foi o fato que fez soar o alerta vermelho entre os usuários do serviço. Se a filial londrina era tão importante para a Soundcloud, deveria ser mantida em funcionamento, certo? Mas não foi - e isso foi interpretado como um grave sinal de crise do serviço , apesar de Erich Wahlforss, co-fundador da Soundcloud, ter afirmado que o fechamento do escritório de Londres nada mais é do que uma pequena parte do plano de reestruturação da empresa. Confira mais detalhes sobre as afirmações de Erich clicando aqui.

Histórico de boatos


A Soundcloud é um serviço que tem sido alvo de boatos sobre fechamento há alguns anos - pelo menos desde 2014, quando ainda não possuía características de rede social de música e se tratava apenas de um serviço de armazenamento e streaming de áudio. A forma como o serviço funcionava era considerada pouco eficaz pois não atendia às necessidades de compartilhamento e proteção de conteúdo de seus usuários e alimentadores naquela época. As melhorias foram surgindo com o passar do tempo e a Soundcloud passou a ser um dos principais e mais populares serviços de compartilhamento de música e áudio da internet, estabelecendo-se como uma ótima fonte de novidades musicais.

Mas como o negócio da música está cada vez mais decadente na era da internet, obviamente as dificuldades cresciam juntamente com a popularidade da Soundcloud. Em 2016 a empresa fechou uma importante parceria com a Universal Music Group, trazendo para dentro da Soundcloud artistas que até então não faziam o perfil do serviço; além disso criou a opção de "plano pago" para aumentar a capacidade de armazenamento de áudio e melhorar a divulgação de usuários com perfil profissional - mas estas iniciativas não foram capazes de promover o serviço da maneira que todos os artistas esperavam e naquele ano ressurgiu o boato de fechamento da Soundcloud, desta vez baseado em um discurso de "necessidade de consertar o modelo de negócio da empresa". Saiba mais sobre esta especulação clicando aqui.

Será que vai fechar mesmo?


A pergunta que não quer calar é: será que a Soundcloud será encerrada definitivamente em 2017? Para afastar os possíveis prejuízos que a crescente onda de boatos poderiam causar para empresa, seus responsáveis se pronunciaram sobre o assunto via Twitter, confira na imagem abaixo:




A empresa negou que encerrará suas atividades em 2017 e afirmou que "vai continuar disponibilizando ferramentas para descobrir, compartilhar e conectar seus usuários com novos sons".

Quem usa e acompanha este serviço há mais tempo sabe que boatos sobre o fechamento da Soundcloud são recorrentes, sempre existiram - e talvez continuem circulando. No entanto, o fato real sobre esse boato é que a empresa continua funcionando normalmente (apesar de ter reduzido sua equipe) e não há nenhuma mudança na sua operação e nos seus termos de uso (pelo menos até agora). Ou seja, por enquanto, tudo continua como está: funcionando normalmente.

Temendo o pior, um grupo de programadores profissionais chamado "The Archive Project" começou uma operação de armazenamento de todo o conteúdo da Soundcloud, com o intuito de manter uma cópia de tudo que está disponível no site da empresa caso ela realmente encerre suas atividades. Este "back up" da Soundcloud já foi feito e pode ser disponibilizado na internet gratuitamente assim que o Soundcloud seja interrompido. Obviamente por se tratar de uma atitude ilegal, a empresa exigiu que a cópia do seu conteúdo seja interrompida imediatamente para evitar problemas com direitos autorais e também para evitar que isso continue alimentando o boato sobre o encerramento de suas atividades. Veja mais detalhes sobre o arquivamento involuntário da Soundcloud clicando aqui.

Opções ao Soundcloud


Ok, a Soundcloud não vai encerrar suas atividades agora. Mas, e se encerrasse? Algumas pessoas já pensam sobre o estrago que a falta da Soundcloud causaria na internet e começam a pensar em alternativas caso este encerramento realmente aconteça. Quais as opções disponíveis para substituir a Soundcloud? Você já pesou sobre isso? Se você pesquisar não encontrará muitas opções, infelizmente... No vídeo abaixo, um usuário da Soundcloud tenta encontrar respostas para estas perguntas, confira:





Você usa o Soundcloud? O que você acha desse boato? Deixe sua opinião nos comentários!


Nenhum comentário: