2016 - O ano do Thrash Metal

Apesar de 2016 ter sido um ano ruim em vários aspectos para várias pessoas, o fato é que para o Heavy Metal - especificamente para o Thrash Metal - esse ano trouxe muito material bom. Confira abaixo alguns dos excelentes trabalhos lançados por bandas de Thrash Metal ao redor do mundo.

por Mario Megatallica

A coincidência de lançamentos de bandas tão importantes para o Thrash Metal que aconteceu em 2016 só tem paralelo com o mítico ano de 1986, quando a cena americana de Heavy Metal foi presenteada com lançamentos do porte de Raining Blood (Slayer), Peace Sells... But Who´s Buying? (Megadeth) e Master of Puppets (Metallica), só para citar alguns....

Voltar a falar de uma coincidência desse tipo, trinta anos depois do que ocorreu em 1986, é algo que pode ser descrito quase como mágica. Não só pela repetição do fenômeno em si, mas principalmente devido à qualidade do material apresentado por estas bandas - e isso é sinal de que o movimento Thrash Metal se solidificou suficientemente para enfrentar qualquer tipo de crise e modismo que a indústria musical possa apresentar. Os pioneiros desse estilo não só conseguiram permanecer ativos com suas bandas como também continuam inspirando novos garotos a formarem suas próprias bandas e levar o legado dos titãs do Thrash Metal adiante no tempo.

Vamos lembrar então o que 2016 revelou para os amantes de Thrash Metal.


Slayer, Repentless (menção obrigatória)


Ok, este álbum não foi lançado em 2016, porém, não há como deixar de falar sobre o último álbum do Slayer, Repentless, lançado em setembro de 2015. Este é um ótimo álbum de Thrash Metal de uma das mais tradicionais e influentes bandas desse estilo e que marcou a chegada de 2016 com videoclipes insanos, bastante sangrentos e que revelaram ótimas composições, como a faixa "Repentless", se tornando um belo prenúncio do que ouviríamos ao longo de 2016. 


Megadeth, Dystopia


Em janeiro de 2016 o Megadeth lançou o álbum Dystopia (ler resenha do álbum) após liberar três videoclipes em seu canal no Youtube. Este álbum resgatou o Thrash Metal abandonado pela banda no seu álbum anterior, Super Collider, e trouxe como novidade a participação do guitarrista Kiko Loureiro como membro oficial do Megadeth. Dystopia possui músicas épicas, muito bem trabalhadas tecnicamente e musicalmente, como "Dystopia", "Fatal Illusion" e "Lying In State", e não só trouxe o Megadeth de volta para o jogo como também estabeleceu um novo nível de composição dentro do Thrash Metal. Com certeza é um dos melhores álbuns lançados em 2016 (pessoalmente, eu o considero o melhor).



Anthrax, For All Kings


Assim como Slayer e Megadeth, o Anthrax lançou novas músicas no fim de 2015, mas liberou seu novo álbum, For All Kings, em fevereiro de 2016. Apesar da saída do guitarrista Rob Caggiano (atualmente está no Volbeat) e da entrada do guitarrista Jonathan Donais, o nível das composições permaneceu muito bom, com destaque para as faixas "Evil Twin" e "Breathing Lightning", tornando o álbum For All Kings uma boa surpresa de 2016.



Testament, Brotherhood of the Snake


O Testament, desde sua volta em 2005, tem lançado álbuns regularmente e em novembro de 2016 marcou presença com Brotherhood of the Snake, que traz o Thrash Metal típico da banda, cheio de velocidade, agressividade, muitos riffs melódicos e a potente voz de Chuck Billy. Alguns destaques deste novo lançamento são as faixas "Brotherhood of the Snake" e "Canna-Business".


 

Death Angel, The Evil Divide


O veterano guitarrista Mark Orsegueda deixou sua marca em 2016 lançando o álbum The Evil Divide que possui pancadas sonoras de destaque como as faixas "The Moth", "Father of Lies" e "Hell to Pay". É preciso dizer que vale a pena ouvir este álbum? 



Destruction, Under Attack


Saindo um pouco da América, voltamos nossos ouvidos para a Alemanha onde a banda Destruction lançou seu novo álbum, Under Attack, com o estilo típico da escola alemã de Thrash Metal que eles mesmos ajudaram a criar - e o que isso significa? Significa que peso, violência e velocidade continuam sendo a base de suas composições, sem decepcionar os seus fãs. Algumas faixas de destaque de Under Attack são "Generation Nevermore", "Pathogenic" e "Second to None".



Metallica, Hardwired... To Self Destruct


Os pais do Thrash Metal finalmente lançaram material novo após oito anos - e sem dúvida alguma este era o lançamento mais aguardado de 2016. O álbum Hardwired... saiu em novembro (ler resenha do álbum) e com certeza é o mais polêmico de todos os álbuns de 2016 pois não é 100% Thrash Metal... aliás, eu acredito que algumas pessoas não gostarão da inclusão deste álbum nesta lista! Os fãs mais conservadores provavelmente irão deletar este álbum de suas memórias... Mas o fato é que, por ser um álbum do Metallica e por ter faixas como "Hardwired" e "Spit Out the Bone", além de "Lords of Summer" (presente na versão deluxe do álbum), seria injusto deixar Hardwired... To Self Destruct de fora da lista de destaques de 2016. Apesar de misturar momentos totalmente Thrash Metal com outros mais Hard Rock, o álbum foi bem recebido pela maioria dos fãs da banda e provou que o Metallica ainda tem condições de fazer ótimas músicas dentro do estilo que ele mesmo criou.



Lost Society, Braindead


A nova geração do Thrash Metal também marcou presença em 2016. A banda finlandesa Lost Society, que se destacou na internet fazendo um Thrash Metal extremamente rápido, técnico e agressivo, lançou em 2016 o álbum Braindead, que traz uma boa mistura entre músicas rápidas e moderadas e certamente apresentou o melhor álbum da nova geração de bandas de Thrash Metal. Algumas faixas de destaque de Braindead são "I Am the Antidote", "Riot" e "Rage Me Up".



O que vem por aí


2016 com certeza foi um ano marcado por ótimos lançamentos e vale lembrar que foi um ano precedido por outro que também trouxe bons lançamentos - e deve dar continuidade a esta interessante sequência. Já se sabe, por exemplo, que bandas como Sepultura, Overkill, Kreator e Exodus lançarão material novo em 2017. Aguardemos então para saber e ouvir o que o próximo ano trará para o Thrash Metal! Confira abaixo alguns singles previamente lançados em 2016  que devem sair oficialmente em 2017.





Nenhum comentário: