"O Chamado de Cthulhu": a origem de um nome recorrente no Heavy Metal

"The Call of Ktulu" ou "O Chamado de Ktulu" é uma música instrumental do segundo álbum do Metallica - Ride The Lightning - que sempre instigou os fãs da banda pelo seu nome. O fato de a trillha não possuir letra aumenta a angústia e o mistério em torno da pergunta inevitável: o que (ou quem) é Ktulu? De onde os caras do Metallica tiraram esse nome? O que ele significa?

No artigo abaixo você terá algumas respostas sobre o misterioso nome Ktulu. Confira!


A música "The Call of Ktulu" fecha o segundo álbum do Metallica

Artigo escrito por Anselmo Teles

Não há dúvida que vivemos um período em que cada vez há menos espaço para atrelarmos criaturas divinas aos fenômenos naturais de nosso planeta, e inversamente proporcional a isso, a ciência tem contribuído para o bem estar do homem moderno em vários segmentos. (Visto que, hoje em dia, se você tem uma “dor de cabeça” você vai direto pra uma farmácia, e não a uma igreja).

Mas mesmo nesse período iluminado da humanidade, acredito que nada mais intriga tanto o homem moderno quanto as perguntas: “Quem sou eu? Minha existência tem um propósito? De onde eu vim? Para onde vou após minha morte?”

Imagine se a resposta fosse que existem seres superiores responsáveis pela criação do homem, o qual foi gerado somente para servi-te, e por quem os criadores têm enorme desprezo.

Com o princípio de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena, o escritor americano Howard Phillips Lovecraft (Province, Rhode Island, 20 de agosto de 1890 – 15 de março de 1937) iniciou uma série de ficção com histórias interligadas com um grupo de entidades anti-humanas.

Esse grupo de seres fantásticos, esse panteão de monstros que habitam os contos de H.P.Lovecraft foram batizados de Mitos de Cthulhu pelo também escritor August Derleth. (Também conhecidos como o mito dos Grandes Antigos).

Leia o artigo completo clicando aqui.



Nenhum comentário: