Retrô: show do Nirvana no Hollywood Rock em 1993

Há 20 anos, mais precisamente em janeiro de 1993, o Brasil se rendia ao som de Seattle (EUA) através do lendário festival Hollywood Rock, que trouxe as bandas mais importantes do Grunge Rock naquele momento: Alice In Chains, L7, Red Hot Chilli Peppers - e a principal atração do evento, o Nirvana. A maior banda Grunge de todos os tempos fez a alegria de centenas de fãs brasileiros com dois shows - ao mesmo tempo distintos porém memoráveis - que repercutem até hoje entre os fãs da banda e que se tornaram um marco de uma geração.


E foi no estádio Morumbi, há exatos 20 anos, que o Nirvana fez um dos shows mais lendários, surreais e emblemáticos de sua curta carreira de cinco anos. Frente a cerca de "110 mil pessoas e a maior multidão para a qual o Nirvana já tocou, tanto a equipe como a banda se lembram dele como a pior apresentação que já haviam feito", segundo relatou Charles R. Cross na biografia de Kurt Cobain, "Mais Pesado que o Céu".

De tudo se viu naquele palco. O clássico solo de "Smells Like Teen Spirit" foi trocado pelo trompete de Flea, baixista dos Chili Peppers, que entrou de surpresa no palco. No meio do show, Krist saiu de cena. Mas, como o contrato previa no mínimo 45 minutos de apresentação para que o cachê fosse pago, ele precisou ser encontrado e obrigado a retornar ao show. Krist pegou seu baixo e voltou a tocar sem qualquer preocupação com a afinação. Logo depois, após uma versão de "Run to the Hills" do Iron Maiden, foi Kurt quem surtou e começou a destruir sua guitarra.

O trio ainda inovaria em sua formação: com Dave no baixo, Krist na guitarra e Kurt na bateria, a banda passou a tocar covers inusitados e completamente sem sentido.

Leia a matéria completa clicando aqui.


Um comentário:

Mario Augusto S.B. disse...

Eu assisti o show do Nirvana no Hollywood Rock transmitido pela TV Globo com apresentação da Maria Paula em janeiro de 1993. Naquela época eu ouvia somente música nacional nas rádios da cidade onde moro... porém, depois de ver o show do Nirvana, algo mudou em mim. Um dia depois desse show as rádios q eu ouvia começaram a tocar "Lithium", "Come as you are", "Lounge act" - aproveitando a repercussão q o festival teve.

Não era um som popular aqui no Brasil e tbm estava fora do padrão comercial em relação ao q se ouvia nas rádios na época. No entanto, cerca de dois meses depois do evento, me rendi ao som do Nirvana quando ouvi "Lithium" e "Smells like teen spirit", intercaladas por duas músicas somente, numa rádio q eu acompanhava na casa dos meus pais. Eu finalmente havia absorvido a essência do som do Nirvana! E aquelas músicas mudaram minha vida totalmente dali em diante... o garoto de 13 anos entrou no mundo do Rock, conheceu novas pessoas, fez novas amizades, conheceu outros gêneros de Rock (punk, hardcore e heavy metal), entrou como vocalista numa banda chamada Black Vulture, estudou e cursou a Faculdade de Música, se casou, criou o blog Audio e Rock ´n´ Roll... e até hj escuto Nirvana como se ainda estivesse em 1993!

Acredito q todo ser humano possui uma missão a ser cumprida durante sua vida. Kut Cobain cumpriu a dele em apenas 5 anos com o Nirvana... e sou muito grato a ele por ter cumprido a missão dele tão bem.