Making of de Exoticah

por Mário Megatallica

A minha "linha de produção" musical continua em atividade - apesar de o ritmo de produção ter diminuído com o decorrer dos anos. É sempre assim: basta eu sentar e começar a tocar guitarra para as ideias começarem também a surgir na minha mente; algumas horas depois, o fato infalível: a necessidade de registrar as ideias que acabaram de surgir para trabalhá-las melhor posteriormente.


 Feito o primeiro registro, sigo adiante harmonizando e arranjado o material gravado até que surja uma música propriamente dita. Depois dessas etapas iniciais, se eu achar que vale a pena investir no material que compus, levo o processo de produção adiante até possuir uma música inédita pronta para ser ouvida por amigos - e compartilhada (quem sabe?) por conhecidos, amigos de amigos e pessoas que nunca vi através da internet.

Descrevi acima um fato corriqueiro no meu cotidiano. E geralmente publico ou divulgo apenas o resultado final, que é a música. No entanto... desta vez resolvi registrar as etapas de produção de uma das músicas que compus recentemente, a faixa "Exoticah", que faz parte do conjunto de músicas de demonstração que fiz e gravei durante 2012.

O intuito de fazer um video sobre a gravação de "Exoticah" foi poder compartilhar - tanto com os meus amigos quanto com pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre o processo de produção musical em ambiente doméstico - os procedimentos que utilizo atualmente para chegar ao resultado final tão esperado pela maioria dos músicos, que é a música em formato mp3 pronta para ser ouvida em qualquer lugar - e com boa qualidade de áudio.

A edição do video é bastante simples (prometo aprofundar aos poucos meus conhecimentos sobre edição de videos) e objetivo. Tudo que aparece no "Making Of de Exoticah" deve ser considerado apenas como uma sugestão para quem pretende fazer gravações em casa. O importante não é se preocupar com os softwares, mas sim com as pequenas dicas que podem ser aproveitadas em situações semelhantes às que eu encaro para gravar minhas músicas em casa. Aos poucos você se familiariza com o processo e, quando menos percebe, aquilo que parecia complicado de fazer passa a ser parte da sua rotina.

Assista abaixo ao Making Of de Exoticah e divirta-se tentando repetir o processo em sua casa!


Nenhum comentário: