Dicas de mixagem com Rick Bonadio

Confira abaixo um video (dividido em quatro partes) com o experiente produtor nacional Rick Bonadio, no qual ele demonstra algumas de suas técnicas de mixagem aplicadas na música "Go Back" da banda Titãs.

O video foi gravado num estúdio "mainstream", com direito ao uso de uma mesa analógica SSL (Sound State Logic) - a marca de mesas mais respeitada do mundo - e vários outros equipamentos analógicos e digitais. É válido observar no trabalho de Rick Bonadio a importância de uma ótima captação (microfonação) dos instrumentos, assim como da sua "posição no espaço", determinada pela função PAN da mesa de som.

Apesar de fugir um pouco do foco do blog A&RR, que aborda mais o universo dos estúdios caseiros, o video é bastante tecnicamente pois apresenta o ponto-de-vista de um dos produtores de estúdio mais respeitados do Brasil. E muitas das técnicas apresentadas neste video são perfeitamente aplicáveis em home studios - com o uso de plugins de funções semelhantes ao equipamento utilizados nesta mixagem. Vale a pena conferir.


Nenhum comentário: