Clássicos dos anos 80 em versão Rock

por Mário Megatallica

Clássicos são eternos, independentemente de estilo e da época em que foram criados. E a década de 1980 produziu muitas músicas que, anos mais tarde, seriam consideradas "hinos" de uma geração inteira de jovens e adolescentes.

Algumas músicas se tornaram tão marcantes que impulsionaram pessoas a montarem suas próprias bandas e fazer homenagens a seus ídolos por meio dos famigerados "covers". Os covers são uma das maneiras pela qual clássicos da música mundial se eternizam - e ganham novas versões, se adaptando às novidades e modismos da época em que vivemos.

Eu tive a ideia de fazer essa postagem após descobrir que uma banda relativamente nova, chamada Scarlet Sins, fez uma versão para a clássica "Strange Love", sucesso do Depeche Mode na década de 80. Foi quando me vieram à mente três coisas: 1- o hábito de fazer covers de nossos ídolos nunca acaba; 2 - um cover bem-feito pode se tornar uma marca registrada de uma banda, lançando-a com sucesso no mercado; 3 - bandas de Rock/Metal fazem sim cover de bandas Pop.

Fazendo uma pequena análise, percebi também que muitas bandas de Rock/Metal (umas mais conhecidas, outras nem tanto) não têm constrangimento nenhum em fazer um cover de uma banda Pop, e mais: confirmam que muitas das músicas do chamado Pop Anos 80 marcaram sua infância - e se tornaram uma influência musical em suas carreiras. Apesar da postura "true" diante do estilo de vida Rock/Metal, creio que vários headbangers fazem parte desse grupo.

E pra confirmar isso, coloquei aqui para você uma pequena lista de dez músicas clássicas do Pop Anos 80 que ganharam uma versão mais pesada de bandas de Rock/Metal. Não se sinta constrangido por curtir qualquer uma delas! Caso você tenha alguma versão que não apareceu aqui, por favor, deixe o link da música nos Comentários. 

1) Disturbed - Shout 2000 (Tears for Fears cover)

2) Lacuna Coil - Enjoy the Silence (Depeche Mode cover)

3) Lacuna Coil - Losing my Religion (REM cover)

4) Scarlet Sins - Strange Love (Depeche Mode cover)

5) HIM - Wicked Game (Chris Isaack cover)


6) Pathfinder - Forever Young (Alphaville cover)

7) Sonata Arctica - Still Loving You (Scorpions cover)

8) Orgy - Blue Monday (New Order cover)

9) Red - Ordinary World (Duran Duran cover)

10) Mad at Gravity - Come Undone (Duran Duran cover)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as seleções.

Mario Augusto S.B. disse...

Obrigado!