Um ano sem Ronnie James Dio

Hoje, dia 16 de Maio de 2011, o Metal relembra a morte de Ronnie James Dio. A "Voz do Metal" faleceu há um ano devido a um câncer no estômago. E sua ausência é (e será por muito tempo) sentida por todos os fãs do estilo que Dio tão bem representou.


Dio surgiu no Metal com a banda Elf no meio da década de 70. Anos depois, se juntou a Ritchie Blackmore na banda Rainbow, e após se destacar no palco com sua potente voz, foi substituir Ozzy no Black Sabbath no início da década de 80. Devido a desentendimentos com Tonny Iommi, saiu da banda e se lançou em carreira solo, acompanhado sempre do seu fiel amigo, o baterista Vinnie Apice. No final da primeira década dos anos 2000 surpreendeu o mundo com o retorno ao Black Sabbath, agora rebatizado de Heaven and Hell. E em todas essas empreitadas lançou álbuns memoráveis, que se tornaram clássicos do Metal, imortalizando com a sua voz músicas que se tornaram hinos desse estilo. Sua técnica vocal influenciou vários dos grandes vocalistas de Metal da atualidade. 

E para homenagear Dio - o pai do sinal \m/ - um ano após sua morte, celebrando sua importância e seu legado, o Audio & Rock N Roll postará, ao longo desta semana, músicas de Dio interpretadas por diversas bandas, originalmente compiladas na coletânea Holy Dio: A Tribute To The Voice Of Metal, que conta com a presença de nomes como Yngwie Malmsteen, Primal Fear, Doro Pesch, Stratovarius, Hammerfall, Grave Digger, e muitos outros. 


Confira a versão da banda Holy Mother para a música Holy Diver de Ronnie James Dio. \m/



Um comentário:

Henrique disse...

Um artista que sempre foi digno da palavra Dio.