Avid lança o novo ProTools HD Native

O aguardado Pro Tools HD Native já é uma realidade. Segundo informações divulgadas pela Avid, o novo sistema chega ao mercado com diversas novidades, todas resultado da união entre o tradicional programa de gravação, mixagem e edição e uma placa PCIe capaz de dialogar com os drivers universais CoreAudio e ASIO.

O novo Pro Tools HD Native permite aos usuários continuar a trabalhar com o Pro Tools HD ao mesmo tempo em que torna possível usar programas como Logic, Nuendo, Cubase e Fruity Loops, entre outros, a exemplo do que a Avid tem feito com seus mais recentes sistemas de interface. Isso porque a placa PCIe é própria para trabalhar com três novas unidades de hardware da Avid - HD I/O, HD OMNI e HD MADI -, que oferecem a opção de conexão ao hardwares preferidos dos usuários.

Enquanto a unidade HD I/O permite até 64 canais de entrada e saída, através de conexões Sub D, além de conexões de entrada/saída AES, SPDIF e de sincronismo, em conectores BNC, a unidade HD OMNI conta com duas entradas combo analógicas frontais, quatro entradas de linha e oito saídas analógicas e entradas/saídas ADAT, AES e SPDIF. Por sua vez, o HD MADI trabalha com a conexão de duas entradas e duas saídas MADI. Quem possui unidades hardware Pro Tools HD Avid também pode conectá-las ao sistema graças à placa PCIe, devidamente preparada com cabos próprios para conexão com todos os hardwares da família.

Sobre o software, o ProTools que integra o HD Native possui as mesmas capacidades de um sistema proprietário base, apesar das diferenças devido à capacidade do sistema de DSP. O ProTools HD Native vem com a versão 8.0.4, incluindo a própria aplicação e plug-ins nativos (apenas os de protocolo TDM não fazem parte do conjunto), instrumentos virtuais, biblioteca de loops e plug-ins como os da Trilium Lane, Bomb Factory e uma versão do Melodyne Essential. São permitidos até 64 canais de entrada/saída, com até 192 pistas de mixagem a uma frequência de amostragem de 48 kHz a 192 kHz.


Nenhum comentário: