Saiba Mais Sobre: o que é Firewire

Saiba mais sobre este tipo de conexão bastante utilizado em equipamentos profissionais para home studio!

por Miguel Ratton

O padrão FireWire, também conhecido pela sigla técnica IEEE-1394, é uma tecnologia de transmissão serial de alta velocidade (até 800 Mbps) para a conexão de dispositivos periféricos a um computador. Dentro de uma conexão usando FireWire, pode-se ter até 63 equipamentos dentro de um mesmo barramento.


Uma das características mais importantes do FireWire é que os equipamentos (computadores e periféricos) podem se comunicar independentemente entre si, sem a necessidade de um servidor específico. A conexão ou desconexão de um equipamento pode ser feita com o equipamento ligado (“hot swap”), sem necessidade de se inicializar o sistema. Dependendo do equipamento, a alimentação elétrica pode ser fornecida pelo próprio barramento FireWire. Existem atualmente cabos de conexão FireWire de 4 e de 6 pinos, e o novo FireWire 800 utiliza cabo de 9 pinos. 


Por ser um padrão de alta velocidade, o FireWire permitiu o surgimento de uma nova geração de equipamentos, como câmeras de vídeo digitais, unidades externas de disco, reprodutores de MP3, etc, que não seriam viáveis sem o FireWire. O mercado profissional também aproveitou as vantagens do novo padrão, principalmente nos sistemas de produção de áudio e vídeo.


Fonte: music-center.com.br

Nenhum comentário: