Audio Technica lança o AT4080

Os microfones de fita sempre foram amados pelos cantores, músicos e engenheiros de som, pelo seu timbre aveludado, quente e pela sua resposta fiel e natural. É clássica aquela imagem de um cantor ou locutor postado diante de um enorme microfone de fita.

No entanto, os antigos microfones de fita foram parar nos museus do áudio, ou então nas gravações dos saudosistas - sem falar nos cenários de filmes de época. As razões para isso foram três: o tamanho avantajado, o baixo nível de saída, e sobretudo a fragilidade do elemento sensor, a famigerada fita (ribbon).

Fabricantes como a Audio-Technica, felizmente, viraram essa página, graças ao surgimento de novos materiais e tecnologias. Isto é, estão surgindo novos microfones de fita, com todas as qualidades daqueles modelos clássicos, mas sem nenhum dos seus inconvenientes.

O novo AT4080 faz parte dessa nova geração. Usando um sistema de dupla fita com a tecnologia MicroLinear® da Audio-Technica, o microfone, com padrão polar bidirecional (figura 8) é robusto o suficiente para ser usado em eventos ao vivo, sem perder a sensibilidade. O nível de saída é equivalente ao de um microfone a condensador, graças ao pré-amp interno de baixo ruído. Para completar, o sistema magnético de Neodímio permitiu uma construção mais compacta e leve.

A resposta é de 20Hz a 18kHz, a sensibilidade é de -39dB/Pa, a gama dinâmica é de 128dB, o SPL máximo é de 150dB (!!!), e a alimentação é via phamtom power de 48V.

O peso do microfone é de apenas 474 gramas, e a cápsula tem suspensão anti-ruído.


Nenhum comentário: