Jeff Beck preparando novo álbum

Inspirado pela música clássica, mas sem largar mão do rock, Jeff Beck lançará seu primeiro álbum de estúdio em sete anos, Emotion & Commotion, em 13 de abril. Além de músicas originais, o inglês, 14º maior guitarrista de todos os tempos segundo a Rolling Stone EUA, gravou covers como "Corpus Christi Carol", de Jeff Buckley, "Somewhere Over the Rainbow", consagrado na voz de Judy Garland, para O Mágico de Oz, e "I Put a Spell On You", música de Screamin' Jay Hawkins que terá, na versão de Beck, colaboração vocal de Joss Stone.

O disco - que sairá dois meses após três concerto de Beck e Eric Clapton, duas lendas da guitarra, em Nova York, Montreal e Toronto - contará ainda com uma orquestra de 64 músicos, em faixas como "Symphony Nº 5", de Gustav Mahler, "Elegy for Dunkirk", música de Dario Marianelli escrita para o filme Desejo e Reparação, e "Nessun Dorma", do compositor italiano de óperas Giacomo Puccini.

"Tudo correu maravilhosamente bem, mas eu não quis me comprometer com um álbum inteiro de música clássica", disse Beck à RS EUA. "O que me atraía era, em vez disso, a ideia de juntar estes sons aparentemente contraditórios em tipos diferentes de música não-clássica", complementou, sobre a fusão de rock e clássico.

Além do cover de Screamin' Jay Hawkins, a conterrânea Joss Stone aparece em "There's No Other Me". A cortesia é recíproca: Beck tocou na faixa-título do mais recente álbum da cantora, Colour Me Free.

A banda que apoia Beck é formada por colaboradores frequentes: Vinnie Colaiuta (bateria), Tal Wilkenfield (baixo) e Jason Rebello (teclado).


Nenhum comentário: