Devolvam os chifrinhos!

por Mário Megatallica

Dee Snider voltou com tudo. Recentemente esteve no Brasil com o Twisted Sister fazendo um ótimo show para fãs saudosistas e agora ocupa novamente as manchetes do Metal trazendo à tona uma campanha polêmica.

Dee Snider (foto) criou há pouco tempo um site chamado Take Back The Horns, no qual propõe que os artistas que não pertencem ao mundo do Heavy Metal "devolvam" o símbolo dos chifrinhos, que segundo Dee, são exclusividade dos headbangers, e não de cantores e cantoras de música pop, rap/hip-hop, entre vários outros. Snider tem defendido que este símbolo marcante do Metal tem sido usado por pessoas e em situações que não tem nada a ver com o Metal, meio original dos "Metal Horns".

Snider tem dito que tem total direito de defender esta causa pois lutou arduamente pelo Metal nos EUA com a sua banda - Twisted Sister - nos anos 80 para que o estilo fosse aceito na sociedade conservadora e hipócrita da época. Depois de vários anos de luta, a popularização do símbolo do Metal seria a prova de sua aceitação pela mídia e, consequentemente, pela sociedade. O problema é que os "chifrinhos" se tornaram tão populares que acabaram sendo banalizados por pessoas que nem mesmo ouviam Heavy Metal, sendo usados por qualquer um, em qualquer situação e em qualquer lugar (veja aqui exemplos do mau uso dos chifres do Metal, de acordo com Dee Snider). Resultado: os chifrinhos perderam o impacto que causavam antes de sua banalização e deixaram de caracterizar a tribo do Metal. E é a isso que o Take Back The Horns se propõe: devolver os chifrinhos para o Metal, tirando-os das mãos de quem não faz, não ouve, não curte e até condena o Metal.

"O exagerado mau uso dos chifres do metal é um insulto aos verdadeiros fãs da música a qual os chifres representam", diz Dee. "Eles não foram inventados com a intenção de serem utilizados por membros das comunides hip hop, country e pop. Lutamos duro e por muito tempo para que a música que amamos seja reconhecida. Eles não têm o direito de usar nosso sinal! Eu aprecio o apelo que é fazer o sinal dos chifres e até admito que seu uso indiscriminado mostra exatamente o quão longe foi a aceitação ao heavy metal como estilo musical. Mas quando Joãozinho levanta as mãos pra fazer os chifrinhos para a mãe dele pois conseguiu fazer número dois no troninho, as coisas foram longe demais" diz Snider. "Nos anos 80 eu fui para Washington D.C. para defender o Heavy Metal e lutar contra a censura. Agora é tempo de eu defender novamente a música que amo contra um inimigo diferente. Preciso dos headbangers de todo o mundo para se juntarem a mim nesta luta tão importante. Vamos dizer aos fornecedores das outras formas musicais, os usurpadores de nossa marca... arrumem seu próprio sinal, suas putas!"

E então? Você, caro leitor, está disposto a tomar de volta das mãos dos "pseudo-caras-de-atitude" (também chamados de posers) o símbolo que caracteriza o Metal? Se você concorda com Dee Snider e está disposto a aderir a esta campanha, acesse o site abaixo e faça a sua parte, soldado do Metal!

http://www.takebackthehorns.com/

E antes que alguém pergunte - se é que já não perguntaram - sim, eu faço parte desta campanha. Sim porque não desejo ver novamente a Avril Lavigne em sessões de fotos fazendo o símbolo dos chifres do Metal usando vestidinho rosa. Ficou tão ridículo...


\m/


Nenhum comentário: