Tiago Della Vega excursiona com outros velocistas da Música

Uma das atrações principais da última edição da feira Expomusic, que reuniu em São Paulo os maiores produtores e importadores de instrumentos musicais do país no final de setembro, Tiago Della Vega (foto) chamou muito a atenção de todos os presentes com sua velocidade sobrehumana na guitarra.

O gaúcho de Caxias do Sul entrou oficialmente para o Guinness Book, o livro dos recordes, no dia 7 de maio de 2008. Naquela ocasião ele tocou sem errar a música The Flight of The Bumblebee, de Nikolai Rimsky Korsakov, a inacreditáveis 320 BPM (batidas por minuto).

"Eu enviei minha inscrição para o Guinness Book em 2006. Demorei até 2008 para que minha audição fosse validada. Fiz o evento no EM&T aqui em São Paulo e convoquei toda a imprensa que eu pude", contou Tiago em entrevista ao Virgula. "O vídeo teve mais de 1 milhão de acessos em um mês e isso acabou chamando a atenção dos meios de comunicação."

"Foi uma coisa que aconteceu meio por acaso, afinal não foi pra isso que eu estudei tanto tempo", continuou o guitarrista. "A única maneira que se tem para medir um recorde na música é a velocidade. Por isso topei tentar o recorde. Hoje é muito difícil você se destacar no seu campo de trabalho, qualquer que seja. O recorde me ajudou muito com isso."

Excursionando ao lado de Tiago para divulgar Hybrid, seu primeiro álbum solo, estão o tecladista Danilo Mendes e o baixista Éderson Prado. Ambos estão na versão nacional do livro dos recordes, o RankBrasil, pela velocidade com que tocam seus instrumentos.

E a banda formada pelos músicos mais rápidos do país tem chamado muito a atenção por onde passa e atualmente está encerrando a turnê mundial capitaneada por Della Vega.

"A turnê ta rolando super bem e agora vamos voltar para a Europa antes de fechar a viagem nos EUA e Canadá. Depois quero voltar para o Brasil pra começar a trabalhar no meu segundo disco", comentou. "Uma rede de televisão japonesa me convidou para mais um programa por lá pra tentar um recorde diferente."

O recorde de 320 BPM também já não é mais a melhor marca de Tiago, que já subiu essa marca para 370 BPM em um programa japonês gravado neste ano. A marca ainda não foi reconhecida pelo Guinness, mas já está em trânsito para virar o novo recorde mundial de velocidade com a guitarra.

"É, o recorde já foi batido. Agora só falta o vídeo vencer a burocracia do Guinness pra ser oficializado", explica Della Vega. "É um processo demorado. Leva um tempo até eles responderem ao seu pedido e informarem se o recorde é valido. Da primeira vez também levou um tempo para eles emitirem o certificado."

Os mais rápidos do mundo

Além do brasileiro Tiago, o Guinness também contemplou alguns outros músicos como recordistas de velocidade em diferentes instrumentos. Na nossa pequena lista abaixo, você fica conhecendo algumas dessas façanhas que já foram reconhecidas pelo livro.

Com todos esses números na mão, só falta você escolher um recorde e treinar muito. Quem sabe você não faz como Tiago Della Vega e traz algum desses recordes para o Brasil?


O baixista mais rápido: O indiano Jayen Varma entrou no livro dos recordes depois de conseguir tocar 36 notas percussivas por segundo

O banjo mais rápido: Todd Taylor surpreendeu a todos os seus compatriotas estadunidenses ao tocar a música Duelling Banjos a incríveis 210 batidas por minuto no ano de 2007, em apresentação realizada na Flórida

O gaitista mais rápido: O americano Nicky Shane é o detentor do recorde desde 2005, quando apresentou Oh When the Saints Go Marching In a uma velocidade de 285 BPM.

O MC mais rápido: O rapper espanhol Chojin, cujo nome verdadeiro é Domingo Edjang Moreno, entrou para o Guiness no dia 23 de dezembro de 2000 ao rimar 921 sílabas em apenas um minuto.



Fonte: virgula.uol.com.br

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2009/10/02/222970-conheca-tiago-della-vega-e-outros-musicos-mais-rapidos-do-mundo#

Nenhum comentário: