Processo de Joe Satriani contra Coldplay foi arquivado

O processo que Joe Satriani abriu contra o Coldplay, acusando a banda de plágio, foi encerrado em um tribunal federal de Los Angeles. O guitarrista acusou o grupo de que a música "Viva La Vida" (2008) continha "trechos originais substanciais" de "If I Could Fly", canção instrumental lançada por Satriani em 2004.

Segundo o site News.justia.com, o guitarrista e a banda entraram em consenso para encerrar o processo, sob a condição de fechar um acordo extrajudicial, que não foi especificado. Neste caso, Satriani não pode mover novamente a ação judicial.

Polêmica

No início de dezembro, o Coldplay foi indicado a seis Grammys e a música "Viva La Vida" entrou nas categorias "gravação principal" e "canção do ano". Um dia após a cerimônia de indicados ao Grammy, Satriani entrou na Justiça acusando o Coldplay.

Dias depois, o Coldplay comentou que as semelhanças entre sua música e a de Joe Satriani eram coincidência. "Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não compôs ou influenciou a música 'Viva La Vida'", disse o grupo em comunicado. Em entrevista ao jornal britânico "The Mirror", o vocalista Chris Martin disse que a polêmica com Satriani chegou a colocar a banda em conflito e que quase deu fim ao grupo.

Meses depois, Cat Stevens (ou Yusuf Islam, como é chamado desde sua conversão ao Islamismo) também acusou o Coldplay de ter copiado trechos de sua música "Foreigner Suite", de 1973, na mesma "Viva La Vida". Pacifista, o cantor disse que "perdoou" a banda.

"Eu mantenho o que disse. Eles copiaram a minha música, mas não acho que tenha sido de propósito. Eu mesmo me copiei sem perceber. Anoto uma melodia que eu acho muito boa e depois percebo que já a tinha escrito antes", explicou Cat Stevens ao "Daily Express".

O baterista do Coldplay, Will Champion, se defendeu das acusações. "Há apenas oito notas musicais em uma oitava e elas não pertencem a ninguém. Existem cerca de 12 mil canções com a mesma seqüência de acordes".


Fonte: musica.uol.com.br

http://musica.uol.com.br/ultnot/2009/09/15/processo-de-joe-satriani-contra-coldplay-e-arquivado-em-los-angeles.jhtm

Nenhum comentário: