Novo sistema Surround Sound: UHDTV


A NHK (Empresa Japonesa de Radiodifusão) tem desenvolvido a Ultra High Definition Television (UHDTV - Televisão de Resolução Ultra-alta) para o sistema de difusão futuro. A UHDTV consiste de vídeo com uma resolução espacial de 7680 pixels (Horizontal) x 4320 pixels (Vertical), e som multicanal 22.2.

A empresa realizará uma palestra apresentando os conceitos básicos de UHDTV assim como exemplos de sua aplicação. O sistema de som 22.2, em particular, será explicado detalhadamente e algumas experiências subjetivas de avaliação relativas aos atributos espaciais serão discutidas. Gravações realizadas com técnicas 22.2 são outro tópico interessante a ser discutido.

Já foram feitas demonstrações da UHDTV em diversas convenções internacionais, tais como NAB e IBC, assim como transmitidas em tempo real em rede de fibra ótica. A padronização da UHDTV está sendo feita por diversas organizações internacionais, tais como ITU e SMPTE.

Além da palestra, realizada pelo sr. Kimio Hamasaki - Engenheiro, pesquisador senior do Laboratório de Pesquisas Técnicas e Científicas da NHK - haverá um demonstração do sistema de som 22.2, montado no auditório.

Resta agora aos profissionais do áudio ligados à área de produção e difusão se adequarem aos novos padrões de mercado que estão por vir, o que vai exigir uma série de adaptações em estúdios de mxagem e masterização, cinemas, etc., e obviamente uma reciclagem nos conceitos básicos de acústica e mixagem para a configuração surround sound.


Fonte: aesbrasil.org

Nenhum comentário: