Atelier Yamaha dá dicas de manutenção para instrumentos de sopro

Mais uma ótima iniciativa da empresa Yamaha Musical, desta vez no segmento de instrumentos de sopro.

O responsável pelo projeto Atelier de Sopros da Yamaha Musical, Araken Busto, criou uma série de dicas para melhor conservação de seu instrumento. Algumas dicas básicas são fundamentais para a durabilidade e bom desempenho deles. A primeira coisa a fazer é conhecer e pesquisar sobre os produtos específicos para cada tipo de acaba mento tais como prateado, niquelado ou laqueados.

Instrumentos prateados tendem a escurecer a prata, isto é um processo normal do acabamento que tem reações em contato com o oxigênio e o suor das mãos, por isto é muito importante que após o uso o instrumento seja limpo com uma flanela “de preferência específica para prata” para retirar as marcas deixadas pelo contato. Também é necessário retirar toda a umidade que se acumula na parte interna do evitando que esses resíduos estraguem o instrumento.

Faça também uma limpeza mais completa no mínimo a cada três meses, desmontando com cuidado e lavando o equipamento. É indicado utilizar água morna (30ºC a 40ºC) e sabão especial para metal ou sabão neutro, 10 a 15 partes de água para 1 de sabão. Após lavar e secar todas as peças deve-se certificar que toda a sujeira foi removida e só então lubrificar e montar, verificando se cada parte está bem fixa, para não sofrer queda neste momento.

A Yamaha Musical está disponibilizando em seu site nos próximos meses dicas de manutenção para cada tipo de instrumento de sopro, indicando os acessórios de manutenção produzidos por ela e sua aplicação, vale a pena conferir.


Fonte: yamahamusical.com.brJustificar

Nenhum comentário: